O uso de materiais concretos e jogos no contexto escolar possibilita ao aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico, a socialização com interações entre os pares, assim, auxiliando o aluno a construir seu próprio conhecimento. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as crianças se encontram nos estágios de desenvolvimento, proposto por Piaget (2003): pré-operatório - 6 e 7 anos e operatório concreto - 7/11 anos. Nesses estágios, em especial, o pré-operatório, o pensamento abstrato ainda não é suficientemente capaz para abstrair determinados conceitos. Por isso, ao utilizar materiais concretos e jogos que requerem resolução de problemas, o professor necessita ter clareza que intenção didático-pedagógica estará abarcada ao explorar aqueles recursos, de forma, que auxilie ao aluno na aquisição do conhecimento de tais conceitos e/ou conteúdo. A partir desse pressuposto o seguinte artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade baseada em jogos, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Tal atividade desenvolveu o conceito da adição com o uso do boliche reciclado, feito de garrafas PET. A proposta do jogo para desenvolver conceitos matemáticos, mais precisamente, a adição, foi bem aceita pela turma que, ademais da intenção didática do conceito matemático, pode-se explorar a interação, a colaboração e as regras do jogo em si, que apresenta finalidades socioeducativas.