O artigo tem como objetivo analisar as diferenças e alinhamentos entre o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial de professores no contexto da Educação a Distância (EAD). Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os conceitos, objetivos e características desses contextos de formação, bem como uma análise documental das normativas que regulamentam o PRP e o ECS no curso de Letras a Distância do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. O artigo aponta que o PRP e o ECS apresentam pontos de convergência, como a valorização da prática pedagógica, a articulação entre teoria e prática, a integração entre universidade e escola, a orientação de um professor supervisor e a elaboração de um projeto de intervenção. No entanto, também evidencia algumas divergências, como a carga horária, o perfil dos bolsistas, o papel do professor orientador, a forma de avaliação e a relação com as políticas educacionais. O artigo conclui que o PRP e o ECS são modalidades complementares na formação inicial de professores, mas que exigem um diálogo permanente entre os diferentes atores envolvidos para garantir a qualidade e a efetividade das experiências formativas.