Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100037
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7098
    "inscrito_id" => 20051
    "titulo" => "RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O artigo retrata as relações étnico raciais no contexto escolar dos anos iniciais no Ensino Fundamental e traz uma discussão que tenta viabilizar a desconstrução do racismo no ambiente escolar e nas relações sociais dos sujeitos. O racismo está enraizado nas estruturas da sociedade brasileira e está presente em todos os lugares, inclusive na escola. Desse modo, os estudantes dos anos iniciais podem reproduzir o racismo de modo explícito ou implícito, portanto, entende-se que essas relações devem ser trabalhadas dentro da sala de aula por meio de ações pedagógicas significativas para os sujeitos, incluindo-se também a comunidade familiar. Quanto aos aspectos metodológicos, escolhemos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por se adequar melhor ao objeto de estudo, subsidiados em referenciais como: SILVA (2014), WILLIAM (2019), BENTO (2022), RIBEIRO (2019). Levantamos questões pertinentes para também compreender como e porque o racismo ainda está tão presente nas escolas e assim perceber quais são os desafios de se trabalhar essa temática dentro das salas de aula dos anos iniciais. As crianças chegam à escola já com uma formação familiar que é carregada de crenças, valores, vivências e experiências, aspectos que devem ser considerados no momento da mediação pedagógica na relação com o outro em contextos escolares. Dessa forma, se faz necessário que professores e professoras em seu processo formativo possam aprender saberes teóricos/práticos que os permitam identificar situações de conflitos, violência e agressividade física no cotidiano escolar, propiciando uma educação de acolhimento e respeito as diferenças e assim possam solucionar desafios relacionados e viabilizar possíveis soluções no cotidiano escolar sobre a temática abordada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20051_TB7098_10122023082804.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LÍGIA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "ligiadearaujo66@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100037
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7098
    "inscrito_id" => 20051
    "titulo" => "RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O artigo retrata as relações étnico raciais no contexto escolar dos anos iniciais no Ensino Fundamental e traz uma discussão que tenta viabilizar a desconstrução do racismo no ambiente escolar e nas relações sociais dos sujeitos. O racismo está enraizado nas estruturas da sociedade brasileira e está presente em todos os lugares, inclusive na escola. Desse modo, os estudantes dos anos iniciais podem reproduzir o racismo de modo explícito ou implícito, portanto, entende-se que essas relações devem ser trabalhadas dentro da sala de aula por meio de ações pedagógicas significativas para os sujeitos, incluindo-se também a comunidade familiar. Quanto aos aspectos metodológicos, escolhemos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por se adequar melhor ao objeto de estudo, subsidiados em referenciais como: SILVA (2014), WILLIAM (2019), BENTO (2022), RIBEIRO (2019). Levantamos questões pertinentes para também compreender como e porque o racismo ainda está tão presente nas escolas e assim perceber quais são os desafios de se trabalhar essa temática dentro das salas de aula dos anos iniciais. As crianças chegam à escola já com uma formação familiar que é carregada de crenças, valores, vivências e experiências, aspectos que devem ser considerados no momento da mediação pedagógica na relação com o outro em contextos escolares. Dessa forma, se faz necessário que professores e professoras em seu processo formativo possam aprender saberes teóricos/práticos que os permitam identificar situações de conflitos, violência e agressividade física no cotidiano escolar, propiciando uma educação de acolhimento e respeito as diferenças e assim possam solucionar desafios relacionados e viabilizar possíveis soluções no cotidiano escolar sobre a temática abordada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20051_TB7098_10122023082804.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LÍGIA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "ligiadearaujo66@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo retrata as relações étnico raciais no contexto escolar dos anos iniciais no Ensino Fundamental e traz uma discussão que tenta viabilizar a desconstrução do racismo no ambiente escolar e nas relações sociais dos sujeitos. O racismo está enraizado nas estruturas da sociedade brasileira e está presente em todos os lugares, inclusive na escola. Desse modo, os estudantes dos anos iniciais podem reproduzir o racismo de modo explícito ou implícito, portanto, entende-se que essas relações devem ser trabalhadas dentro da sala de aula por meio de ações pedagógicas significativas para os sujeitos, incluindo-se também a comunidade familiar. Quanto aos aspectos metodológicos, escolhemos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por se adequar melhor ao objeto de estudo, subsidiados em referenciais como: SILVA (2014), WILLIAM (2019), BENTO (2022), RIBEIRO (2019). Levantamos questões pertinentes para também compreender como e porque o racismo ainda está tão presente nas escolas e assim perceber quais são os desafios de se trabalhar essa temática dentro das salas de aula dos anos iniciais. As crianças chegam à escola já com uma formação familiar que é carregada de crenças, valores, vivências e experiências, aspectos que devem ser considerados no momento da mediação pedagógica na relação com o outro em contextos escolares. Dessa forma, se faz necessário que professores e professoras em seu processo formativo possam aprender saberes teóricos/práticos que os permitam identificar situações de conflitos, violência e agressividade física no cotidiano escolar, propiciando uma educação de acolhimento e respeito as diferenças e assim possam solucionar desafios relacionados e viabilizar possíveis soluções no cotidiano escolar sobre a temática abordada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.