O trabalho foi realizado na creche universitária da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-USP) na cidade de Piracicaba-SP, com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos na semana do carnaval de 2023. Com o objetivo de se trabalhar o carnaval como uma manifestação cultural brasileira seguindo as recomendações do Campo de Experiência “O eu, o outro e o nós” proposto pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC-EI), uma Sequência Didática (SD) foi escolhida como instrumento metodológico para verificar como a teoria do interacionismo socio-discursivo de Jean-Paul Bronckart aplica-se no processo de aquisição da linguagem da criança e seu desenvolvimento psicológico. De maneira contínua e gradual como exige a dinâmica dentro da educação infantil, a SD foi organizada em 3 etapas: leitura do livro “Cocô de passarinho” da autora Eva Furnari; coleta de sementes no parque; arte dos chapéus; apresentação da história para toda a escola e desfile de chapéu. No pensamento de Lópes Quintás, o ser humano é um ser de encontro e como resultado, constatamos que a apropriação da linguagem para as “crianças bem pequenas” como indica a BNCC ocorre por meio do encontro das brincadeiras entre as crianças e a intervenção do adulto que faz a ponte entre a fantasia e a realidade.