O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENA NO VALE DO MAMANGUAPE: UM ELEMENTO IMPORTANTE NO FORTALECIMENTO DA CULTURA POTIGUARA-PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101321 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9077 "inscrito_id" => 6222 "titulo" => "O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENA NO VALE DO MAMANGUAPE: UM ELEMENTO IMPORTANTE NO FORTALECIMENTO DA CULTURA POTIGUARA-PB" "resumo" => "O presente artigo, tem como objetivo dialogar acerca do fazer pedagógico pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no vale do Mamanguape no estado da Paraíba, de modo a perceber como as ações pedagógicas diferenciadas contribuem no fortalecimento da cultura indígena no chão da escola. Pensar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada à população indígena é pensar na diversidade, a qual deve ser compreendida como uma riqueza, tendo em vista que estamos nos referindo a um coletivo que possui mais de 309 etnias espalhadas nas cinco regiões do país, com especificidades que precisam ser valorizadas, contempladas e respeitadas nos processos pedagógicos. Nesse contexto o presente artigo tem como objetivo discutir o fazer pedagógico na Educação de Jovens e adultos indígena no vale do Mamanguape de que forma as ações pedagógicas realizadas no chão da escola fortalecem a cultura Potiguara-PB.(Para tanto, nos baseamos em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos, tais como Machado (2009) e Silva (2011); sobre a Educação Escolar Indígena Barcellos(2012), Munduruku(2009) e Palitot(2017), e no tocante às discussões do campo do fazer pedagógico utilizamos, Pimenta (2012) Candau(2014), Freire(1996) e Tardif (2014), entre outros. A Pesquisa possui uma abordagem qualitativa, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas e utilização do diário de campo. Os dados gerados foram trabalhados com base na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Como resultado identificamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes no fazer pedagógico dos professores indígenas nos territórios Potiguara, no chão das escolas indígenas na Educação de jovens e adultos os quais vem contribuindo de forma efetiva no fortalecimento da cultura dessa etnia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6222_TB9077_21082023230904.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "aldasilvalopes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101321 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9077 "inscrito_id" => 6222 "titulo" => "O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENA NO VALE DO MAMANGUAPE: UM ELEMENTO IMPORTANTE NO FORTALECIMENTO DA CULTURA POTIGUARA-PB" "resumo" => "O presente artigo, tem como objetivo dialogar acerca do fazer pedagógico pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no vale do Mamanguape no estado da Paraíba, de modo a perceber como as ações pedagógicas diferenciadas contribuem no fortalecimento da cultura indígena no chão da escola. Pensar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada à população indígena é pensar na diversidade, a qual deve ser compreendida como uma riqueza, tendo em vista que estamos nos referindo a um coletivo que possui mais de 309 etnias espalhadas nas cinco regiões do país, com especificidades que precisam ser valorizadas, contempladas e respeitadas nos processos pedagógicos. Nesse contexto o presente artigo tem como objetivo discutir o fazer pedagógico na Educação de Jovens e adultos indígena no vale do Mamanguape de que forma as ações pedagógicas realizadas no chão da escola fortalecem a cultura Potiguara-PB.(Para tanto, nos baseamos em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos, tais como Machado (2009) e Silva (2011); sobre a Educação Escolar Indígena Barcellos(2012), Munduruku(2009) e Palitot(2017), e no tocante às discussões do campo do fazer pedagógico utilizamos, Pimenta (2012) Candau(2014), Freire(1996) e Tardif (2014), entre outros. A Pesquisa possui uma abordagem qualitativa, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas e utilização do diário de campo. Os dados gerados foram trabalhados com base na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Como resultado identificamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes no fazer pedagógico dos professores indígenas nos territórios Potiguara, no chão das escolas indígenas na Educação de jovens e adultos os quais vem contribuindo de forma efetiva no fortalecimento da cultura dessa etnia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6222_TB9077_21082023230904.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "aldasilvalopes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }