Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM IMPERATRIZ-MA: ANÁLISES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95945
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1698
    "inscrito_id" => 12350
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM IMPERATRIZ-MA: ANÁLISES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo apontar as contribuições do estágio supervisionado na educação infantil e a importância do mesmo para a nossa formação como futuros profissionais da educação. Realizada no município de Imperatriz-MA, esse estudo foi desenvolvido através de visitas programadas a creche de educação infantil, seguidas de relatos, reflexões, discussões e pesquisas bibliográficas que possibilitaram a articulação teoria e prática, privilegiando o diálogo e as interações entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a partir das reflexões iniciais expõem-se um breve relato das experiências de uma parceria de estágio estabelecida entre uma instituição de educação infantil e uma instituição de ensino superior da cidade de Imperatriz-MA. A metodologia utilizada está pautada em pesquisas bibliográficas e nos documentos legais que regem a educação infantil, esses registros têm a função de garantir as condições necessárias para que as crianças tenham um papel mais ativo em seus ambientes de aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo. Esse estudo discorre sobre as contribuições e desafios do estágio, bem como sua relevância para a formação dos futuros pedagogos, os resultados apontam que as pesquisas feitas através deste, foram muito relevantes para a formação no curso de pedagogia, pois permite um aprendizado que somente por meio da teoria e prática pode-se apreender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65832d4787bfd_20122023150703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 15:07:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTHELLEN BASTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "RUTHELLEN"
    "autor_email" => "ruthellenbastos17@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95945
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1698
    "inscrito_id" => 12350
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM IMPERATRIZ-MA: ANÁLISES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo apontar as contribuições do estágio supervisionado na educação infantil e a importância do mesmo para a nossa formação como futuros profissionais da educação. Realizada no município de Imperatriz-MA, esse estudo foi desenvolvido através de visitas programadas a creche de educação infantil, seguidas de relatos, reflexões, discussões e pesquisas bibliográficas que possibilitaram a articulação teoria e prática, privilegiando o diálogo e as interações entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a partir das reflexões iniciais expõem-se um breve relato das experiências de uma parceria de estágio estabelecida entre uma instituição de educação infantil e uma instituição de ensino superior da cidade de Imperatriz-MA. A metodologia utilizada está pautada em pesquisas bibliográficas e nos documentos legais que regem a educação infantil, esses registros têm a função de garantir as condições necessárias para que as crianças tenham um papel mais ativo em seus ambientes de aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo. Esse estudo discorre sobre as contribuições e desafios do estágio, bem como sua relevância para a formação dos futuros pedagogos, os resultados apontam que as pesquisas feitas através deste, foram muito relevantes para a formação no curso de pedagogia, pois permite um aprendizado que somente por meio da teoria e prática pode-se apreender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65832d4787bfd_20122023150703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 15:07:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTHELLEN BASTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "RUTHELLEN"
    "autor_email" => "ruthellenbastos17@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo apontar as contribuições do estágio supervisionado na educação infantil e a importância do mesmo para a nossa formação como futuros profissionais da educação. Realizada no município de Imperatriz-MA, esse estudo foi desenvolvido através de visitas programadas a creche de educação infantil, seguidas de relatos, reflexões, discussões e pesquisas bibliográficas que possibilitaram a articulação teoria e prática, privilegiando o diálogo e as interações entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a partir das reflexões iniciais expõem-se um breve relato das experiências de uma parceria de estágio estabelecida entre uma instituição de educação infantil e uma instituição de ensino superior da cidade de Imperatriz-MA. A metodologia utilizada está pautada em pesquisas bibliográficas e nos documentos legais que regem a educação infantil, esses registros têm a função de garantir as condições necessárias para que as crianças tenham um papel mais ativo em seus ambientes de aprendizagem, solucionando os desafios vivenciados e construindo significados sobre si próprias e sobre o mundo. Esse estudo discorre sobre as contribuições e desafios do estágio, bem como sua relevância para a formação dos futuros pedagogos, os resultados apontam que as pesquisas feitas através deste, foram muito relevantes para a formação no curso de pedagogia, pois permite um aprendizado que somente por meio da teoria e prática pode-se apreender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.