Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO JOGO “CLASSIC JENGA” EM UMA AULA DE FÍSICA SOBRE ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98141
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4635
    "inscrito_id" => 19628
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO “CLASSIC JENGA” EM UMA AULA DE FÍSICA SOBRE ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS"
    "resumo" => "A gamificação na educação proporciona uma abordagem educacional inovadora, na qual os estudantes são incentivados a aprender por meio de desafios envolventes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do jogo chamado Classic Jenga na aula de Física sobre estática dos corpos rígidos, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Classic Jenga é um Jogo ou atividade que envolve a construção de uma estrutura vertical utilizando blocos ou peças de tamanhos e formatos iguais. O objetivo do jogo Classic Jenga é empilhar os blocos de madeira em uma torre alta e estável e, em seguida, remover um bloco de cada vez sem derrubar a estrutura. Os jogadores devem ter habilidade e estratégia para escolher qual bloco remover, mantendo o equilíbrio da torre. As atividades foram realizadas nas aulas de Práticas Experimentais, com uma duração total de 100 minutos por turma, equivalente a duas aulas, na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. O jogo foi aplicado nas três turmas do 1º Ano (A, B e C). Inicialmente, a teoria sobre estática dos corpos rígidos foi apresentada aos alunos. Posteriormente, a atividade foi realizada em grupos compostos por 5 a 6 grupos, com no máximo 5 alunos por grupo. Por fim, foram aplicados dois questionários: um sobre a temática abordada e outro para avaliar a metodologia utilizada. Com base nos resultados, foi possível observar que o jogo influenciou positivamente na aprendizagem dos alunos da escola, bem como tiveram uma aceitação muito significativa. A inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para promover uma educação efetiva e envolvente. Nesse sentido, a gamificação, como exemplificada na inserção do jogo no ensino de Física, oferece uma abordagem inovadora que desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19628_TB4635_17112023203911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL MATHEUS GOMES BERTO"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL MATHEUS"
    "autor_email" => "jardelmatheus258@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98141
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4635
    "inscrito_id" => 19628
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO “CLASSIC JENGA” EM UMA AULA DE FÍSICA SOBRE ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS"
    "resumo" => "A gamificação na educação proporciona uma abordagem educacional inovadora, na qual os estudantes são incentivados a aprender por meio de desafios envolventes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do jogo chamado Classic Jenga na aula de Física sobre estática dos corpos rígidos, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Classic Jenga é um Jogo ou atividade que envolve a construção de uma estrutura vertical utilizando blocos ou peças de tamanhos e formatos iguais. O objetivo do jogo Classic Jenga é empilhar os blocos de madeira em uma torre alta e estável e, em seguida, remover um bloco de cada vez sem derrubar a estrutura. Os jogadores devem ter habilidade e estratégia para escolher qual bloco remover, mantendo o equilíbrio da torre. As atividades foram realizadas nas aulas de Práticas Experimentais, com uma duração total de 100 minutos por turma, equivalente a duas aulas, na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. O jogo foi aplicado nas três turmas do 1º Ano (A, B e C). Inicialmente, a teoria sobre estática dos corpos rígidos foi apresentada aos alunos. Posteriormente, a atividade foi realizada em grupos compostos por 5 a 6 grupos, com no máximo 5 alunos por grupo. Por fim, foram aplicados dois questionários: um sobre a temática abordada e outro para avaliar a metodologia utilizada. Com base nos resultados, foi possível observar que o jogo influenciou positivamente na aprendizagem dos alunos da escola, bem como tiveram uma aceitação muito significativa. A inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para promover uma educação efetiva e envolvente. Nesse sentido, a gamificação, como exemplificada na inserção do jogo no ensino de Física, oferece uma abordagem inovadora que desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19628_TB4635_17112023203911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL MATHEUS GOMES BERTO"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL MATHEUS"
    "autor_email" => "jardelmatheus258@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A gamificação na educação proporciona uma abordagem educacional inovadora, na qual os estudantes são incentivados a aprender por meio de desafios envolventes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do jogo chamado Classic Jenga na aula de Física sobre estática dos corpos rígidos, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Classic Jenga é um Jogo ou atividade que envolve a construção de uma estrutura vertical utilizando blocos ou peças de tamanhos e formatos iguais. O objetivo do jogo Classic Jenga é empilhar os blocos de madeira em uma torre alta e estável e, em seguida, remover um bloco de cada vez sem derrubar a estrutura. Os jogadores devem ter habilidade e estratégia para escolher qual bloco remover, mantendo o equilíbrio da torre. As atividades foram realizadas nas aulas de Práticas Experimentais, com uma duração total de 100 minutos por turma, equivalente a duas aulas, na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. O jogo foi aplicado nas três turmas do 1º Ano (A, B e C). Inicialmente, a teoria sobre estática dos corpos rígidos foi apresentada aos alunos. Posteriormente, a atividade foi realizada em grupos compostos por 5 a 6 grupos, com no máximo 5 alunos por grupo. Por fim, foram aplicados dois questionários: um sobre a temática abordada e outro para avaliar a metodologia utilizada. Com base nos resultados, foi possível observar que o jogo influenciou positivamente na aprendizagem dos alunos da escola, bem como tiveram uma aceitação muito significativa. A inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para promover uma educação efetiva e envolvente. Nesse sentido, a gamificação, como exemplificada na inserção do jogo no ensino de Física, oferece uma abordagem inovadora que desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.