ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E IMPASSES DE PROFESSORES DA ÁREA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100644 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8032 "inscrito_id" => 633 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E IMPASSES DE PROFESSORES DA ÁREA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "Nas vertentes do ensino de Ciências, além de conhecimentos teóricos para o contexto de sala de aula cotidiana, aspectos práticos também são necessários, considerando a união dessas duas questões como significativas nas disciplinas, pois aulas práticas motivam discentes a buscarem as novas fontes de saberes, gerando cenários de aprendizagens autônomas, cujas que são de suma importância atualmente. Discutindo essa realidade nos processos de ensino e aprendizagem atualmente, as dificuldades e impasses são bastante e constantemente. O Ensino Remoto Emergencial acarretou um cenário bastante diferenciado das práticas pedagógicas em sala de aula física. Evidentemente, as novas faces de conhecimentos mediados pela tecnologia, causou impactos negativos em professores e alunos, isto devido as relações da falta de conhecimentos nos recursos e equipamentos da tecnologia, utilização destes muitas vezes inadequados a uma aula produtiva, e questões do distanciamento entre estes indivíduos, o que fluentemente dificultou as interações e orientações nas formas de aprender. O objetivo geral desta pesquisa refere-se a desenvolver um estudo de cunho literário com ênfase nos desafios de professores de Ciências na realidade do Ensino Remoto Emergencial atual. O desenvolvimento do estudo se deu em aparatos científicos por meio de artigos, monografias, dissertações, revistas científicas e demais achados. As bases de dados foram: Google acadêmico, Scielo e Medline como principais acervos literários. Buscou-se coletar informações nas publicações em grande maioria dos escritos nos últimos 5 anos, como estratégias de evidenciar dados atualizados de autores da área. No Ensino Remoto Emergencial, o ensinar e aprender Ciência sofreu inúmeras modificações, considerando as estruturações e adaptações no sentido de alunos e professores serem postos frente a uma nova realidade, onde a tecnologia e as telas dos equipamentos são palco do ensino. Nessa linha de pensamento, várias são as dificuldades, envolvendo falta de orientações adequadas nas atividades, escassez de tecnologia adequada e falta de domínio nos equipamentos, necessitando de mais capacitações profissionais e polícias governamentais na realização de encontros que qualifiquem educadores no Ensino Remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID633_TB8032_30102023205610.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA" "autor_email" => "bruninha-alves2009@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100644 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8032 "inscrito_id" => 633 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E IMPASSES DE PROFESSORES DA ÁREA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "Nas vertentes do ensino de Ciências, além de conhecimentos teóricos para o contexto de sala de aula cotidiana, aspectos práticos também são necessários, considerando a união dessas duas questões como significativas nas disciplinas, pois aulas práticas motivam discentes a buscarem as novas fontes de saberes, gerando cenários de aprendizagens autônomas, cujas que são de suma importância atualmente. Discutindo essa realidade nos processos de ensino e aprendizagem atualmente, as dificuldades e impasses são bastante e constantemente. O Ensino Remoto Emergencial acarretou um cenário bastante diferenciado das práticas pedagógicas em sala de aula física. Evidentemente, as novas faces de conhecimentos mediados pela tecnologia, causou impactos negativos em professores e alunos, isto devido as relações da falta de conhecimentos nos recursos e equipamentos da tecnologia, utilização destes muitas vezes inadequados a uma aula produtiva, e questões do distanciamento entre estes indivíduos, o que fluentemente dificultou as interações e orientações nas formas de aprender. O objetivo geral desta pesquisa refere-se a desenvolver um estudo de cunho literário com ênfase nos desafios de professores de Ciências na realidade do Ensino Remoto Emergencial atual. O desenvolvimento do estudo se deu em aparatos científicos por meio de artigos, monografias, dissertações, revistas científicas e demais achados. As bases de dados foram: Google acadêmico, Scielo e Medline como principais acervos literários. Buscou-se coletar informações nas publicações em grande maioria dos escritos nos últimos 5 anos, como estratégias de evidenciar dados atualizados de autores da área. No Ensino Remoto Emergencial, o ensinar e aprender Ciência sofreu inúmeras modificações, considerando as estruturações e adaptações no sentido de alunos e professores serem postos frente a uma nova realidade, onde a tecnologia e as telas dos equipamentos são palco do ensino. Nessa linha de pensamento, várias são as dificuldades, envolvendo falta de orientações adequadas nas atividades, escassez de tecnologia adequada e falta de domínio nos equipamentos, necessitando de mais capacitações profissionais e polícias governamentais na realização de encontros que qualifiquem educadores no Ensino Remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID633_TB8032_30102023205610.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA" "autor_email" => "bruninha-alves2009@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }