A sequência didática é uma estratégia pedagógica que permite planejar e organizar atividades com o objetivo de desenvolver habilidades específicas em um determinado grupo de estudantes. Ela é composta por etapas sequenciais e progressivas que visam atingir um objetivo de aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência acerca da aplicação de uma sequência didática sobre o tema "Mundo das Células" em turmas do Ensino Médio do Colégio parceiro, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As atividades da sequência didática foram divididas em seis etapas: contextualização e identificação dos conhecimentos prévios dos participantes, discussão das principais diferenças e funções gerais das células, exibição de um vídeo didático sobre as células, roda de conversa com curiosidades acerca do tema abordado, prática de microscópio e jogo didático em grupo. Os dados foram coletados por meio da observação participante e das anotações no caderno de campo durante o decorrer da aplicação e analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicaram que os estudantes demonstraram melhor entendimento sobre a diferenciação dos tipos de células e maior interesse para esse tema. A sequência didática permitiu que os estudantes desenvolvessem habilidades como observação, análise crítica e trabalho em equipe. Diante disso, verificou-se que a aplicação desta sequência didática se configurou como uma estratégia positiva para o ensino de conteúdos complexos, como a biologia celular, e contribuiu para construção do conhecimento dos educandos participantes.