Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENSINANDO VERTEBRADOS “PEIXES” PARA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Com o avanço da inclusão, os professores de Ciências Biológicas tiveram que adaptar recursos pedagógicos afim de conduzir melhor as aulas de ciências para os alunos com deficiências (BRASIL, 2018). Nesta perspectiva, neste trabalho será apresentado uma sequência didática. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo apresentar importância e análise da aplicação de uma sequência didática desenvolvida para auxiliar no ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual tornando os protagonistas cientista natural em relação os conceitos do vertebrado peixes. Desta forma, com bases teóricas: (VYGOTSKY, ZABALA), pensamento por complexos constitui a base da generalização. Na metodologia como referência, o esquema de atividades de SD proposto por Dolz e Schneuwly (2004): Apresentação da situação; Produção inicial (módulos); Produção final. Concluindo que este trabalho apresentou a implementação de uma sequência didática, com objetivo de contribuir no processo de ensino e aprendizagem e interação social.

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