O objetivo deste estudo consistiu em analisar as contribuições da articulação entre a Teoria da Flexibilidade Cognitiva e os 3MP de acordo com o modelo fractal, no desenvolvimento de um processo formativo de professores de Ciências. Metodologicamente, o trabalho foi realizado em uma escola estadual do município de Ilhéus-BA com cinco professores do Ensino Médio. As informações, analisadas via Análise Textual Discursiva, foram obtidas por meio de videogravações dos encontros, constituindo a seguinte categoria a priori: A estrutura em fractais dos 3MP na busca por Temas Geradores. Destaca-se que: o modelo fractal dos 3MP contribuiu para o desenvolvimento da Investigação Temática, propiciando maior dialogicidade entre suas etapas; alguns aspectos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, tais como os casos, mini-casos e a travessia temática, possibilitaram um processo de codificação-descodificação mais colaborativo e conscientizador; essa articulação apresentou algumas potencialidade em relação ao desenvolvimento de atividades dialógico-problematizadoras no contexto do ensino de ciências.