Este artigo descreve a execução de uma sequência didática de ensino de sociologia do corpo no ensino médio, realizada com estudantes marajoaras da escola estadual de ensino médio Professor Ademar Nunes Vasconcelos, localizada na Amazônia Brasileira, no município de Salvaterra - Ilha do Marajó-PA. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2022, com a participação de aproximadamente 30 alunos, que estudam no 2º ano do ensino médio. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualiquantitativa, tendo como ferramentas de obtenção de dados a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os estudantes, professores e gestão escolar. Esta experiência didática tem como ponto de partida a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2019), os dados revelaram a existência de um número considerável de estudantes brasileiros, em especial, do sexo feminino, com autopercepções corporais negativas. Os resultados apontam que os corpos dos estudantes inseridos em universos simbólicos têm muito a nos dizer, que são vítimas do capital aparência, da sociedade do espetáculo, do estigma, das relações de poder e do controle social. Dessa forma, a contribuição deste trabalho para o ensino de sociologia possibilitou a experiência do corpo em ação (Sociologia do Corpo), fazendo deste ramo da sociologia um instrumento didático pedagógico para perguntas e reflexões sociológicas.