O projeto de extensão “Podcast nas escolas" é vinculado ao Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (UECE-UNILAB) e tem como objetivo contribuir para o debate acerca das potencialidades e desafios do uso das tecnologias digitais nos espaços escolares. A pandemia de Covid-19 nos impôs uma outra forma de conceber a escola e a sala de aula. Rapidamente e sem formação adequada, professores/as viram-se no desafio de tornar as suas aulas viáveis no contexto do ensino remoto. Recursos como o Google Meet e o Classroom foram testados e utilizados pela primeira vez por centenas de profissionais da educação, do ensino infantil ao superior. Nesse contexto tão desafiador, assistimos à aceleração do debate sobre o uso do celular e das tecnologias digitais com fins pedagógicos. Diante das novas configurações escolares impostas pela Reforma do Ensino Médio, o projeto de extensão “Podcast nas escolas” estabelece um diálogo com o Documento curricular referencial do estado do Ceará (DCRC) e sua ênfase dada aos “sujeitos do Ensino Médio”. Com isso, o nosso trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma perspectiva sociológica, sobre o potencial do projeto deste projeto de extensão para a construção de espaços de comunicação e de ação didático-pedagógica. Nessa direção, buscamos responder às seguintes questões: a produção de podcast pode contribuir para relacionar sentidos, biografias e identidades na problematização acerca da garantia dos direitos das juventudes? Quais as implicações do uso do podcast nas escolas e outras tecnologias digitais no contexto de implementação e resistência ao Novo Ensino Médio?