O presente trabalho tem como objetivo analisar importância da utilização de gêneros textuais na alfabetização no contexto de ensino remoto. Deste modo, buscamos por meio da apresentação de uma situação de exploração de atividades diversificadas sobre os contos acumulativos, refletir sobre as práticas de letramentos e analisar as metodologias e recursos tecnológicos utilizados durante as aulas remotas. A pesquisa se situa no campo qualitativo, com caráter de pesquisa-ação. Foi realizada por meio da vivência de uma sequência didática de exploração do gênero textual contos acumulativos, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal da região metropolitana de Fortaleza (CE), que se encontrava no período de isolamento social. Para o embasamento teórico buscamos nos fundamentar nos estudos de Soares (2017; 2021), Solé (1998), Grossi (2021), dentre outros. Por meio da execução da sequência didática foi possível desenvolver diversas habilidades de leitura e escrita com os estudantes da turma, auxiliando no processo de alfabetização que as crianças estavam passando. Foi possível acompanhar a construção de conceitos acerca das características do gênero, bem como a observação das hipóteses de escrita e estratégias de leitura de cada criança durante o desenvolvimento da sequência didática. Por fim, consideramos que o uso das tecnologias digitais nas aulas foi benéfico, não só para o avanço da aprendizagem dos estudantes, como também para variar as estratégias didáticas fazendo o uso da ludicidade, a partir de uma perspectiva de alfabetização e letramento com o trabalho dos gêneros textuais.