O presente trabalho discute sobre a alfabetização e o letramento que está dentro do componente curricular língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas séries iniciais, sobretudo nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Essa pesquisa visa abordar sobre como se dá o processo de alfabetização e letramento existente na Base e as perspectivas desse processo para a prática de professores alfabetizadores. Tendo como objetivo principal verificar como a alfabetização e o letramento aparecem dentro do documento da BNCC. Este artigo é resultado de uma pesquisa de cunho curricular, e para o desdobramento do referido artigo, dadas as temáticas para a investigação, usou-se a pesquisa bibliográfica, buscando dialogar com nomeados autores como Soares (1999; 2003; 2020), Mortatti (2006), Fiorin (2011), Freire (1990; 1996), entre outros autores visando abordar sobre o contexto da alfabetização e letramento e fundamentar a pesquisa. Assim, também foi utilizada a técnica de análise documental, ao qual se utilizou a BNCC como fonte para extrair os dados almejados e desenvolver a pesquisa. Com base nos estudos realizados conclui-se que, a BNCC relaciona a alfabetização com o sistema de “codificar e decodificar” os fonemas e grafemas, na aquisição da leitura e da escrita contribuindo para que o aluno tenha o domínio da “mecânica” da língua oral e escrita. O letramento por sua vez na BNCC está relacionado ao contato da criança com as variadas práticas de leituras nos diversos contextos sociais e que na escola, primordialmente nas séries iniciais (1º e 2º anos), essas práticas serão consolidadas e ampliadas.