Neste trabalho, iremos realizar uma análise crítica da linguagem cinematográfica no filme “Di Cavalcanti” (1977), dirigido, produzido e narrado por Glauber Rocha. Nessa perspectiva, a obra se configura como uma reunião de imagens filmadas no velório do seu amigo Di Cavalcanti. Dessa forma, procurar-se-á entender a relação do filme a partir do contexto de filmagem, do método de narração de Glauber Rocha do poema “Versos íntimos”, de Augusto dos Anjos, e das gravações exibidas na tela, e de que maneira a reunião desses fatores pode influir na produção, na elaboração e interpretação de sentidos e de significados na linguagem audiovisual. Em vista disso, este trabalho pretende adotar como fundamento teórico a teoria da Análise do Discurso da linguagem cinematográfica, tomando por base o livro “O discurso cinematográfico”, escrito por Ismail Xavier. Nesse compasso, essa pesquisa terá como objetivo: investigar o processo de narração aliado às imagens no curta-metragem “Di Cavalcanti” e a forma como a reunião desses recursos atua na construção da exegese do texto no cinema. Ademais, quanto à metodologia a ser utilizada, a pesquisa terá como escopo um viés analítico, documental e qualitativo. Por fim, procurar-se-á compreender de que forma a narração pode funcionar como um complemento de sentido para as imagens, uma vez que o imagético é polissêmico e pode levar o espectador a interpretar o que é visto e ouvido de diferentes modos, mesmo que estes conversem indiretamente com a mensagem projetada e/ou pretendida pela produção/direção do filme.