Artigo Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-96-2

“1, 2, 3, CORTA”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO ORAL E O IMAGÉTICO NO CURTA DI CAVALCANTI, DE GLAUBER ROCHA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91880
    "edicao_id" => 310
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 114
    "titulo" => "“1, 2, 3, CORTA”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO ORAL E O IMAGÉTICO NO CURTA DI CAVALCANTI, DE GLAUBER ROCHA"
    "resumo" => "Neste trabalho, iremos realizar uma análise crítica da linguagem cinematográfica no filme “Di Cavalcanti” (1977), dirigido, produzido e narrado por Glauber Rocha. Nessa perspectiva, a obra se configura como uma reunião de imagens filmadas no velório do seu amigo Di Cavalcanti. Dessa forma, procurar-se-á entender a relação do filme a partir do contexto de filmagem, do método de narração de Glauber Rocha do poema “Versos íntimos”, de Augusto dos Anjos, e das gravações exibidas na tela, e de que maneira a reunião desses fatores pode influir na produção, na elaboração e interpretação de sentidos e de significados na linguagem audiovisual. Em vista disso, este trabalho pretende adotar como fundamento teórico a teoria da Análise do Discurso da linguagem cinematográfica, tomando por base o livro “O discurso cinematográfico”, escrito por Ismail Xavier. Nesse compasso, essa pesquisa terá como objetivo: investigar o processo de narração aliado às imagens no curta-metragem “Di Cavalcanti” e a forma como a reunião desses recursos atua na construção da exegese do texto no cinema. Ademais, quanto à metodologia a ser utilizada, a pesquisa terá como escopo um viés analítico, documental e qualitativo. Por fim, procurar-se-á compreender de que forma a narração pode funcionar como um complemento de sentido para as imagens, uma vez que o imagético é polissêmico e pode levar o espectador a interpretar o que é visto e ouvido de diferentes modos, mesmo que estes conversem indiretamente com a mensagem projetada e/ou pretendida pela produção/direção do filme."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV183_MD1_ID114_TB46_09012023170802.pdf"
    "created_at" => "2023-02-03 10:23:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDARTA DA SILVA MATOS"
    "autor_nome_curto" => "SIDARTA MATOS"
    "autor_email" => "sidartamatos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas"
    "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50"
    "publicacao_id" => 102
    "publicacao_nome" => "Revista GELCCO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91880
    "edicao_id" => 310
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 114
    "titulo" => "“1, 2, 3, CORTA”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO ORAL E O IMAGÉTICO NO CURTA DI CAVALCANTI, DE GLAUBER ROCHA"
    "resumo" => "Neste trabalho, iremos realizar uma análise crítica da linguagem cinematográfica no filme “Di Cavalcanti” (1977), dirigido, produzido e narrado por Glauber Rocha. Nessa perspectiva, a obra se configura como uma reunião de imagens filmadas no velório do seu amigo Di Cavalcanti. Dessa forma, procurar-se-á entender a relação do filme a partir do contexto de filmagem, do método de narração de Glauber Rocha do poema “Versos íntimos”, de Augusto dos Anjos, e das gravações exibidas na tela, e de que maneira a reunião desses fatores pode influir na produção, na elaboração e interpretação de sentidos e de significados na linguagem audiovisual. Em vista disso, este trabalho pretende adotar como fundamento teórico a teoria da Análise do Discurso da linguagem cinematográfica, tomando por base o livro “O discurso cinematográfico”, escrito por Ismail Xavier. Nesse compasso, essa pesquisa terá como objetivo: investigar o processo de narração aliado às imagens no curta-metragem “Di Cavalcanti” e a forma como a reunião desses recursos atua na construção da exegese do texto no cinema. Ademais, quanto à metodologia a ser utilizada, a pesquisa terá como escopo um viés analítico, documental e qualitativo. Por fim, procurar-se-á compreender de que forma a narração pode funcionar como um complemento de sentido para as imagens, uma vez que o imagético é polissêmico e pode levar o espectador a interpretar o que é visto e ouvido de diferentes modos, mesmo que estes conversem indiretamente com a mensagem projetada e/ou pretendida pela produção/direção do filme."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV183_MD1_ID114_TB46_09012023170802.pdf"
    "created_at" => "2023-02-03 10:23:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDARTA DA SILVA MATOS"
    "autor_nome_curto" => "SIDARTA MATOS"
    "autor_email" => "sidartamatos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas"
    "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50"
    "publicacao_id" => 102
    "publicacao_nome" => "Revista GELCCO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de fevereiro de 2023

Resumo

Neste trabalho, iremos realizar uma análise crítica da linguagem cinematográfica no filme “Di Cavalcanti” (1977), dirigido, produzido e narrado por Glauber Rocha. Nessa perspectiva, a obra se configura como uma reunião de imagens filmadas no velório do seu amigo Di Cavalcanti. Dessa forma, procurar-se-á entender a relação do filme a partir do contexto de filmagem, do método de narração de Glauber Rocha do poema “Versos íntimos”, de Augusto dos Anjos, e das gravações exibidas na tela, e de que maneira a reunião desses fatores pode influir na produção, na elaboração e interpretação de sentidos e de significados na linguagem audiovisual. Em vista disso, este trabalho pretende adotar como fundamento teórico a teoria da Análise do Discurso da linguagem cinematográfica, tomando por base o livro “O discurso cinematográfico”, escrito por Ismail Xavier. Nesse compasso, essa pesquisa terá como objetivo: investigar o processo de narração aliado às imagens no curta-metragem “Di Cavalcanti” e a forma como a reunião desses recursos atua na construção da exegese do texto no cinema. Ademais, quanto à metodologia a ser utilizada, a pesquisa terá como escopo um viés analítico, documental e qualitativo. Por fim, procurar-se-á compreender de que forma a narração pode funcionar como um complemento de sentido para as imagens, uma vez que o imagético é polissêmico e pode levar o espectador a interpretar o que é visto e ouvido de diferentes modos, mesmo que estes conversem indiretamente com a mensagem projetada e/ou pretendida pela produção/direção do filme.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.