Este ensaio faz parte de um recorte da tese de doutoramento de Pereira (2022) que teve como objetivo analisar o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (2015/2024), e também os enunciados de autoridades e gestores públicos que têm atuado na reinserção social, principalmente no retorno escolar de adolescentes egressos do sistema socioeducativo, que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida e/ou regime de semiliberdade. Para este texto, trago trechos da análise de uma mesa redonda nomeada de Socioeducação em Mato Grosso: Perspectivas e Soluções, organizada pelo evento I Encontro de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem – I EnEPEL, vinculado ao grupo de pesquisa Nepel, do PPGEL/UFMT que ocorreu entre os dias 7 a 9 de julho de 2021, de forma on-line devido ao contexto pandêmico ocasionado pela Covid-19 à época .A mesa redonda debatida contou com a participação de atores sociais que de alguma forma atua e/ou pesquisa sobre as questões que envolvem o sistema socioeducativo no estado de Mato Grosso. Tratou-se uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo. Como aporte teórico, utilizamos a corrente do Realismo Crítico de Bhaskar, da Análise Crítica do Discurso e da Linguística Sistêmico Funcional. Os resultados, depreende-se uma preocupação dos atores sociais na oferta de uma política educacional inclusiva, não somente a jovens transgressores, mas, a todos os seres humanos.