A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE FAGUNDES – PB
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91224 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 1631 "inscrito_id" => 13458 "titulo" => "A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE FAGUNDES – PB" "resumo" => "A temática das relações étnico-raciais obteve visibilidade a partir de várias mobilizações sociais antirracistas, nas últimas décadas, que problematizaram os mecanismos de exclusão dos grupos sociais minoritários, inclusive no espaço escolar, direcionando o debate para a importância da pluralidade étnica. Na literatura educacional, é recorrente a observação quanto ao racismo nas relações escolares, mas a maioria dos estudos ainda não nos proporciona pensar na mediação que tem se realizado no contexto da sala de aula. Este capítulo de livro se baseia em uma parte da dissertação de mestrado da primeira autora, que realizou um levantamento das práticas pedagógicas no que se refere à educação para as relações étnico-raciais a partir da visão dos docentes. A pesquisa foi realizada no município de Fagundes-PB, contando com a participação de 74 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A análise dos dados foi proveniente dos instrumentos de pesquisa adotados, como o questionário, a Associação Livre de Palavras (ALP) e a entrevista. Os resultados da pesquisa sugerem uma compreensão dos docentes acerca da relevância do trabalho com as relações étnico-raciais em suas práticas, porém se limitam a atividades pontuais e de caráter esporádico e situacional. Portanto, consideramos que a escola precisa estar atenta ao relevante papel social que exerce para o exercício da cidadania e, para isso, possibilitar ao aluno vivenciar o aprendizado da convivência e o respeito às diferenças." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13458_TB1631_12072022174554.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA LIMA" "autor_nome_curto" => "VALESKA LIMA" "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91224 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 1631 "inscrito_id" => 13458 "titulo" => "A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE FAGUNDES – PB" "resumo" => "A temática das relações étnico-raciais obteve visibilidade a partir de várias mobilizações sociais antirracistas, nas últimas décadas, que problematizaram os mecanismos de exclusão dos grupos sociais minoritários, inclusive no espaço escolar, direcionando o debate para a importância da pluralidade étnica. Na literatura educacional, é recorrente a observação quanto ao racismo nas relações escolares, mas a maioria dos estudos ainda não nos proporciona pensar na mediação que tem se realizado no contexto da sala de aula. Este capítulo de livro se baseia em uma parte da dissertação de mestrado da primeira autora, que realizou um levantamento das práticas pedagógicas no que se refere à educação para as relações étnico-raciais a partir da visão dos docentes. A pesquisa foi realizada no município de Fagundes-PB, contando com a participação de 74 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A análise dos dados foi proveniente dos instrumentos de pesquisa adotados, como o questionário, a Associação Livre de Palavras (ALP) e a entrevista. Os resultados da pesquisa sugerem uma compreensão dos docentes acerca da relevância do trabalho com as relações étnico-raciais em suas práticas, porém se limitam a atividades pontuais e de caráter esporádico e situacional. Portanto, consideramos que a escola precisa estar atenta ao relevante papel social que exerce para o exercício da cidadania e, para isso, possibilitar ao aluno vivenciar o aprendizado da convivência e o respeito às diferenças." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13458_TB1631_12072022174554.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA LIMA" "autor_nome_curto" => "VALESKA LIMA" "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }