A REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA RAÇA E RACISMO NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91223 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 9317 "titulo" => "A REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA RAÇA E RACISMO NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer uma contribuição para o campo de estudo que relaciona as categorias raça, racismo e construções de ideologias sociais, principalmente no que se refere a construtos sociais firmados desde a infância, faz parte de um recorte de pesquisa ligado a estudos sobre raça e gênero. Para tanto, é realizado uma análise de como crianças se apropriam da categoria de raça e do racismo na constituição de suas subjetividades. Para atingir essa perspectiva foram realizadas entrevistas com 30 crianças da cidade de Tuparetama, interior do estado de Pernambuco, estudantes do 5º ano do ensino fundamental que se encontram na mesma faixa etária e que convivem juntos na escola a cerca de 4 anos. O intuito é compreender quais os significados que estes sujeitos atribuem as questões de raça e racismo. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que o racismo e a ideia intrínseca de que não somos racistas esta impregnado nas concepções de formação de cada indivíduo. A partir das análises das entrevistas foi possível perceber o quanto as questões raciais interferem nos padrões de beleza, de saber, de cuidados e assim por diante." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID9317_TB260_08082022185816.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA DA SILVA FARIAS" "autor_nome_curto" => "REJANE MARIA DA SILVA FAR" "autor_email" => "rejane.silvarms@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91223 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 9317 "titulo" => "A REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA RAÇA E RACISMO NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer uma contribuição para o campo de estudo que relaciona as categorias raça, racismo e construções de ideologias sociais, principalmente no que se refere a construtos sociais firmados desde a infância, faz parte de um recorte de pesquisa ligado a estudos sobre raça e gênero. Para tanto, é realizado uma análise de como crianças se apropriam da categoria de raça e do racismo na constituição de suas subjetividades. Para atingir essa perspectiva foram realizadas entrevistas com 30 crianças da cidade de Tuparetama, interior do estado de Pernambuco, estudantes do 5º ano do ensino fundamental que se encontram na mesma faixa etária e que convivem juntos na escola a cerca de 4 anos. O intuito é compreender quais os significados que estes sujeitos atribuem as questões de raça e racismo. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que o racismo e a ideia intrínseca de que não somos racistas esta impregnado nas concepções de formação de cada indivíduo. A partir das análises das entrevistas foi possível perceber o quanto as questões raciais interferem nos padrões de beleza, de saber, de cuidados e assim por diante." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID9317_TB260_08082022185816.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA DA SILVA FARIAS" "autor_nome_curto" => "REJANE MARIA DA SILVA FAR" "autor_email" => "rejane.silvarms@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }