Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais

E-books

ISBN: 978-65-86901-82-5

FUTEBOL NO BRASIL: ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS?

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
0 of 0
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91242 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 4866 "inscrito_id" => 9521 "titulo" => "FUTEBOL NO BRASIL: ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS?" "resumo" => "O desenvolvimento do futebol no Brasil se deu em conjunto com o próprio surgimento das cidades, inaugurando novas formas de convívio, linguagens e áreas esportivas, é um fenômeno da cultura urbana que reúne várias práticas e sujeitos. Um jogo simples, praticado em quase qualquer lugar e é neste mesmo futebol, que vemos embates, violência, preconceitos e discriminações. Já que o retrato social é reforçado nas práticas futebolísticas, as quais se constituem ambientes hostis à presença de mulheres, homossexuais e negros. O racismo é recorrente no futebol, ainda que o Brasil seja considerado um “paraíso racial”, é palco de inúmeras discriminações pautadas na cor da pele, sobretudo quando se trata do futebol praticado e experienciado por mulheres negras. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as questões raciais que permeiam o futebol praticado e vivenciado por mulheres negras a partir de matérias jornalísticas publicadas online. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do conteúdo de publicações de matérias e reportagens online. O período de recorte foram os últimos cinco anos (2017-2022). A coleta dos dados foi realizada na plataforma de pesquisa Google. As palavras-chaves utilizadas para a busca foram: “mulheres negras e futebol”, “racismo e futebol”. Observamos que poucas publicações abordam essas questões em especifico, o que já manifesta a condição da sociedade, onde o corpo branco é tido como padrão ao retratar diversas questões, dentre elas, as práticas esportivas. Além disso, os artigos encontrados retratam o racismo estrutural em função da raça e gênero em papéis de autoridade dentro do futebol brasileiro, ou seja, as mulheres negras ainda tem uma participação restrita nesses setores.O desenvolvimento do futebol no Brasil se deu em conjunto com o próprio surgimento das cidades, inaugurando novas formas de convívio, linguagens e áreas esporti" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID9521_TB4866_03102022201441.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIONY ROCHA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Siony Rocha" "autor_email" => "sionyrocha.edf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91242 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 4866 "inscrito_id" => 9521 "titulo" => "FUTEBOL NO BRASIL: ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS?" "resumo" => "O desenvolvimento do futebol no Brasil se deu em conjunto com o próprio surgimento das cidades, inaugurando novas formas de convívio, linguagens e áreas esportivas, é um fenômeno da cultura urbana que reúne várias práticas e sujeitos. Um jogo simples, praticado em quase qualquer lugar e é neste mesmo futebol, que vemos embates, violência, preconceitos e discriminações. Já que o retrato social é reforçado nas práticas futebolísticas, as quais se constituem ambientes hostis à presença de mulheres, homossexuais e negros. O racismo é recorrente no futebol, ainda que o Brasil seja considerado um “paraíso racial”, é palco de inúmeras discriminações pautadas na cor da pele, sobretudo quando se trata do futebol praticado e experienciado por mulheres negras. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as questões raciais que permeiam o futebol praticado e vivenciado por mulheres negras a partir de matérias jornalísticas publicadas online. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do conteúdo de publicações de matérias e reportagens online. O período de recorte foram os últimos cinco anos (2017-2022). A coleta dos dados foi realizada na plataforma de pesquisa Google. As palavras-chaves utilizadas para a busca foram: “mulheres negras e futebol”, “racismo e futebol”. Observamos que poucas publicações abordam essas questões em especifico, o que já manifesta a condição da sociedade, onde o corpo branco é tido como padrão ao retratar diversas questões, dentre elas, as práticas esportivas. Além disso, os artigos encontrados retratam o racismo estrutural em função da raça e gênero em papéis de autoridade dentro do futebol brasileiro, ou seja, as mulheres negras ainda tem uma participação restrita nesses setores.O desenvolvimento do futebol no Brasil se deu em conjunto com o próprio surgimento das cidades, inaugurando novas formas de convívio, linguagens e áreas esporti" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID9521_TB4866_03102022201441.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIONY ROCHA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Siony Rocha" "autor_email" => "sionyrocha.edf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES """ "conselho_editorial" => """ CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES """ "conselho_editorial" => """ CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O desenvolvimento do futebol no Brasil se deu em conjunto com o próprio surgimento das cidades, inaugurando novas formas de convívio, linguagens e áreas esportivas, é um fenômeno da cultura urbana que reúne várias práticas e sujeitos. Um jogo simples, praticado em quase qualquer lugar e é neste mesmo futebol, que vemos embates, violência, preconceitos e discriminações. Já que o retrato social é reforçado nas práticas futebolísticas, as quais se constituem ambientes hostis à presença de mulheres, homossexuais e negros. O racismo é recorrente no futebol, ainda que o Brasil seja considerado um “paraíso racial”, é palco de inúmeras discriminações pautadas na cor da pele, sobretudo quando se trata do futebol praticado e experienciado por mulheres negras. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as questões raciais que permeiam o futebol praticado e vivenciado por mulheres negras a partir de matérias jornalísticas publicadas online. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do conteúdo de publicações de matérias e reportagens online. O período de recorte foram os últimos cinco anos (2017-2022). A coleta dos dados foi realizada na plataforma de pesquisa Google. As palavras-chaves utilizadas para a busca foram: “mulheres negras e futebol”, “racismo e futebol”. Observamos que poucas publicações abordam essas questões em especifico, o que já manifesta a condição da sociedade, onde o corpo branco é tido como padrão ao retratar diversas questões, dentre elas, as práticas esportivas. Além disso, os artigos encontrados retratam o racismo estrutural em função da raça e gênero em papéis de autoridade dentro do futebol brasileiro, ou seja, as mulheres negras ainda tem uma participação restrita nesses setores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.