ESTEREÓTIPOS E FALSAS SUPOSIÇÕES SOBRE OS CABELOS DAS NEGRAS: ESPAÇOS PARA CONSTRUIR E DESCONSTRUIR
0 of 0"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 91227 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 1752 "inscrito_id" => 9866 "titulo" => "ESTEREÓTIPOS E FALSAS SUPOSIÇÕES SOBRE OS CABELOS DAS NEGRAS: ESPAÇOS PARA CONSTRUIR E DESCONSTRUIR" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo realizar uma análise justaposta a fim de verificar aspectos convergentes e divergentes nas relações de gênero e étnico-raciais no cotidiano de jovens negras autodeclaradas. Para isso, elegemos as jovens negras, futuras pedagogas, como participantes da pesquisa para que dissessem quais estéticas produzem, quais modelos resistem, rejeitam ou anuem, suas histórias e experiências, nestes cenários pesquisados. Neste recorte de pesquisa, a análise foi realizada a partir da questão aberta (Houve ou há algum sentimento de desconforto em relação ao volume ou textura de seus cabelos?) e dos diálogos nos grupos focais – em duas instituições superiores em Moçambique e no Brasil, respectivamente localizadas em Cidade de Maputo e Salvador. Especificamente, buscou-se descrever como as participantes jovens se identificam quanto à aparência e como os estigmas de gênero e raça/cor as afetam. Para a análise e discussão dos dados, adotou-se a análise de conteúdo nos moldes sugeridos por Bardin (2009). Os resultados alcançados pela pesquisa indicaram que o mito da boa-aparência persiste, e, em diversas situações continuam a impor barreiras às jovens negras. No entanto, hoje, estas jovens tomam o seu pertencimento racial como um aliado, ressignificando o que outrora não lhes era tolerado: o culto ao corpo e aos cabelos. Assim, levando-se em consideração os cenários educativos pesquisados e seus respectivos repertórios culturais, constatou-se que as instituições educativas são espaços para a promoção de desconstrução de estigmas sobre corpo ou cabelos, de modo que as questões acerca de gênero e étnico-raciais devam compor os currículos pedagógicos a fim de conter e banir a toxidade intrusa de todas as formas de intolerância. ◀Este artigo teve como objetivo realizar uma análise justaposta a fim de verificar aspectos convergentes e divergentes nas relações de gênero e étnico-raciais no ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9866_TB1752_28102022213317.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE MARIA SOARES LIMA" "autor_nome_curto" => "DENISE LIMA" "autor_email" => "advdenise@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 91227 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 1752 "inscrito_id" => 9866 "titulo" => "ESTEREÓTIPOS E FALSAS SUPOSIÇÕES SOBRE OS CABELOS DAS NEGRAS: ESPAÇOS PARA CONSTRUIR E DESCONSTRUIR" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo realizar uma análise justaposta a fim de verificar aspectos convergentes e divergentes nas relações de gênero e étnico-raciais no cotidiano de jovens negras autodeclaradas. Para isso, elegemos as jovens negras, futuras pedagogas, como participantes da pesquisa para que dissessem quais estéticas produzem, quais modelos resistem, rejeitam ou anuem, suas histórias e experiências, nestes cenários pesquisados. Neste recorte de pesquisa, a análise foi realizada a partir da questão aberta (Houve ou há algum sentimento de desconforto em relação ao volume ou textura de seus cabelos?) e dos diálogos nos grupos focais – em duas instituições superiores em Moçambique e no Brasil, respectivamente localizadas em Cidade de Maputo e Salvador. Especificamente, buscou-se descrever como as participantes jovens se identificam quanto à aparência e como os estigmas de gênero e raça/cor as afetam. Para a análise e discussão dos dados, adotou-se a análise de conteúdo nos moldes sugeridos por Bardin (2009). Os resultados alcançados pela pesquisa indicaram que o mito da boa-aparência persiste, e, em diversas situações continuam a impor barreiras às jovens negras. No entanto, hoje, estas jovens tomam o seu pertencimento racial como um aliado, ressignificando o que outrora não lhes era tolerado: o culto ao corpo e aos cabelos. Assim, levando-se em consideração os cenários educativos pesquisados e seus respectivos repertórios culturais, constatou-se que as instituições educativas são espaços para a promoção de desconstrução de estigmas sobre corpo ou cabelos, de modo que as questões acerca de gênero e étnico-raciais devam compor os currículos pedagógicos a fim de conter e banir a toxidade intrusa de todas as formas de intolerância. ◀Este artigo teve como objetivo realizar uma análise justaposta a fim de verificar aspectos convergentes e divergentes nas relações de gênero e étnico-raciais no ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9866_TB1752_28102022213317.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE MARIA SOARES LIMA" "autor_nome_curto" => "DENISE LIMA" "autor_email" => "advdenise@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }