O presente trabalho versa sobre uma reflexão teórico-prática que enfoca as possibilidades de atuar na formação continuada de professores a partir da perspectiva de reorientação curricular via tema gerador. Tendo por base a concepção emancipatória e dialógica de educação nossas reflexões estão ancoradas nas discussões teóricas de Angotti, Delizoicov e Pernambuco (2002) e de Freire (2003, 2011, 2013), dentre outros, este estudo teve por objetivo refletir sobre as possibilidade de atuar na formação continuada de professores dentro da referida perspectiva. A metodologia adotada pautou-se na abordagem qualitativa e como procedimento: a pesquisa-ação, através da execução de um Curso Livre de Extensão junto aos professores da rede municipal de Ouricuri-PE, que se executa através dos três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER); Organização do Conhecimento (OC); Aplicação do Conhecimento (AP). O curso vem abarcando três turmas de 25 alunos. Neste estudo destacamos os resultados da execução do primeiro momento pedagógico, junto às turmas do curso. Dentre os resultados que alcançamos, se destaca a realização de momentos de resgate da construção identitária formativa e profissional dos docentes-estudantes, que passaram a se reconhecer como sujeito que perfazem a construção não somente da educação básica em seu município de atuação, mas também revelam as intercalações entre a história educacional brasileira e as políticas públicas educacionais com foco na ampliação do acesso à escola. Concluímos que esta ação vem cumprindo o seu papel de ressignificação das autopercepções que os docentes têm de si mesmos e de suas práticas pedagógicas.