DIÁRIO DE PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA E MODO REMOTO – REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A ATUAÇÃO NA EJA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88939 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 14271 "titulo" => "DIÁRIO DE PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA E MODO REMOTO – REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A ATUAÇÃO NA EJA" "resumo" => "O ano de 2020 foi marcado pela chegada do Sars-CoV-2, no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pandemia e o surto do covid-19. Devido as medidas preventivas e restrições sanitárias, diversos sistemas foram afetados inclusive o da educação, que precisou se adaptar e elaborar propostas de ensino remoto emergencial. Consequentemente, tais adaptações atingem diretamente as configurações do trabalho docente, a formação inicial do professor e o processo de ensino de aprendizagem do aluno. Visto isso, essa pesquisa aproxima os campos da Física e da Educação para analisar os impactos da pandemia na formação docente inicial de um professor de Física que deseja atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores em atuação. O projeto fundamenta-se em contribuições para a formação crítica, reflexiva e humana de professores nos cursos de licenciatura alinhando a teoria e prática numa perspectiva (auto) biográfica. O teórico-metodológico se aporta na abordagem qualitativa e no instrumento didático da realização de um evento público e gratuito na plataforma Youtube disponibilizado como recurso tecnológico de uma live, na qual foi construído um diálogo entre professores em atuação e um professor em formação inicial. Para as descrições, interpretações e análises, acrescenta-se a pesquisa de base documental, a qual se fundamenta no levantamento bibliográfico com a temática da EJA, da Educação Popular e da Formação de Professores de física" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14271_TB2066_29112022200524.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "Pedro Leonardo" "autor_email" => "pe.leosn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88939 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 14271 "titulo" => "DIÁRIO DE PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA E MODO REMOTO – REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E A ATUAÇÃO NA EJA" "resumo" => "O ano de 2020 foi marcado pela chegada do Sars-CoV-2, no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pandemia e o surto do covid-19. Devido as medidas preventivas e restrições sanitárias, diversos sistemas foram afetados inclusive o da educação, que precisou se adaptar e elaborar propostas de ensino remoto emergencial. Consequentemente, tais adaptações atingem diretamente as configurações do trabalho docente, a formação inicial do professor e o processo de ensino de aprendizagem do aluno. Visto isso, essa pesquisa aproxima os campos da Física e da Educação para analisar os impactos da pandemia na formação docente inicial de um professor de Física que deseja atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores em atuação. O projeto fundamenta-se em contribuições para a formação crítica, reflexiva e humana de professores nos cursos de licenciatura alinhando a teoria e prática numa perspectiva (auto) biográfica. O teórico-metodológico se aporta na abordagem qualitativa e no instrumento didático da realização de um evento público e gratuito na plataforma Youtube disponibilizado como recurso tecnológico de uma live, na qual foi construído um diálogo entre professores em atuação e um professor em formação inicial. Para as descrições, interpretações e análises, acrescenta-se a pesquisa de base documental, a qual se fundamenta no levantamento bibliográfico com a temática da EJA, da Educação Popular e da Formação de Professores de física" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14271_TB2066_29112022200524.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "Pedro Leonardo" "autor_email" => "pe.leosn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }