O ano de 2020 foi marcado pela chegada do Sars-CoV-2, no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pandemia e o surto do covid-19. Devido as medidas preventivas e restrições sanitárias, diversos sistemas foram afetados inclusive o da educação, que precisou se adaptar e elaborar propostas de ensino remoto emergencial. Consequentemente, tais adaptações atingem diretamente as configurações do trabalho docente, a formação inicial do professor e o processo de ensino de aprendizagem do aluno. Visto isso, essa pesquisa aproxima os campos da Física e da Educação para analisar os impactos da pandemia na formação docente inicial de um professor de Física que deseja atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores em atuação. O projeto fundamenta-se em contribuições para a formação crítica, reflexiva e humana de professores nos cursos de licenciatura alinhando a teoria e prática numa perspectiva (auto) biográfica. O teórico-metodológico se aporta na abordagem qualitativa e no instrumento didático da realização de um evento público e gratuito na plataforma Youtube disponibilizado como recurso tecnológico de uma live, na qual foi construído um diálogo entre professores em atuação e um professor em formação inicial. Para as descrições, interpretações e análises, acrescenta-se a pesquisa de base documental, a qual se fundamenta no levantamento bibliográfico com a temática da EJA, da Educação Popular e da Formação de Professores de física