Diante de dados alarmantes sobre o alto índice de evasão escolar e distorção série idade, que tem como alguns pressupostos o não atendimento aos ritmos e perfis de aprendizagem dos alunos, o Ensino Personalizado (EP) surge como um dos nove desafios das tendências em educação e tecnologia do século XXI. É também uma competência docente instituída pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira, base na qual esta pesquisa propôs um curso de curta duração para formação docente continuada sobre EP, denominado O professor Reflexivo: competência docente para o século XXI – Personalização do Ensino. O objetivo foi investigar como a proposta pôde contribuir para o aprimoramento da competência EP com tecnologia. Os participantes da pesquisa foram professores do 1º ano do Ensino Médio, no âmbito de uma escola em Campos dos Goytacazes. O curso foi implementado remotamente, por meio de interações assíncronas no Google Classroom, com espaços para diálogos, construções colaborativas e acesso a materiais em diversos tipos e gêneros textuais, produzidos pela pesquisadora e/ou advindos de processo de curadoria. Já as interações síncronas ocorreram via Google Meet. A carga horária total foi de 30h, segundo os disparadores: os desafios à aprendizagem no século XXI; competências docentes frente aos desafios da aprendizagem; autoavaliação de competências digitais docente; a competência da Personalização; Recursos para personalização; Personalização sob a égide das metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, implementada por meio de uma Intervenção Pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram Observação e Questionário Final (QF). Ambos os instrumentos foram analisados à luz do aporte teórico da pesquisa. Finalizadas as análises e discussões, a pesquisa apresenta indícios de que o curso pôde contribuir para a formação continuada dos professores acerca da superação de posturas reducionistas quanto ao desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas sobre EP com tecnologia.