Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O SÉCULO XXI -PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91053
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4936
    "inscrito_id" => 17227
    "titulo" => "COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O SÉCULO XXI -PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO"
    "resumo" => "Diante de dados alarmantes sobre o alto índice de evasão escolar e distorção série idade, que tem como alguns pressupostos o não atendimento aos ritmos e perfis de aprendizagem dos alunos, o Ensino Personalizado (EP) surge como um dos nove desafios das tendências em educação e tecnologia do século XXI. É também uma competência docente instituída pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira, base na qual esta pesquisa propôs um curso de curta duração para formação docente continuada sobre EP, denominado O professor Reflexivo: competência docente para o século XXI – Personalização do Ensino. O objetivo foi investigar como a proposta pôde contribuir para o aprimoramento da competência EP com tecnologia. Os participantes da pesquisa foram professores do 1º ano do Ensino Médio, no âmbito de uma escola em Campos dos Goytacazes. O curso foi implementado remotamente, por meio de interações assíncronas no Google Classroom, com espaços para diálogos, construções colaborativas e acesso a materiais em diversos tipos e gêneros textuais, produzidos pela pesquisadora e/ou advindos de processo de curadoria. Já as interações síncronas ocorreram via Google Meet. A carga horária total foi de 30h, segundo os disparadores: os desafios à aprendizagem no século XXI; competências docentes frente aos desafios da aprendizagem; autoavaliação de competências digitais docente; a competência da Personalização; Recursos para personalização; Personalização sob a égide das metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, implementada por meio de uma Intervenção Pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram Observação e Questionário Final (QF). Ambos os instrumentos foram analisados à luz do aporte teórico da pesquisa. Finalizadas as análises e discussões, a pesquisa apresenta indícios de que o curso pôde contribuir para a formação continuada dos professores acerca da superação de posturas reducionistas quanto ao desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas sobre EP com tecnologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17227_TB4936_03102022232833.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEILA FERREIRA DA SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "NEILA FERREIRA"
    "autor_email" => "nneylla@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91053
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4936
    "inscrito_id" => 17227
    "titulo" => "COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O SÉCULO XXI -PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO"
    "resumo" => "Diante de dados alarmantes sobre o alto índice de evasão escolar e distorção série idade, que tem como alguns pressupostos o não atendimento aos ritmos e perfis de aprendizagem dos alunos, o Ensino Personalizado (EP) surge como um dos nove desafios das tendências em educação e tecnologia do século XXI. É também uma competência docente instituída pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira, base na qual esta pesquisa propôs um curso de curta duração para formação docente continuada sobre EP, denominado O professor Reflexivo: competência docente para o século XXI – Personalização do Ensino. O objetivo foi investigar como a proposta pôde contribuir para o aprimoramento da competência EP com tecnologia. Os participantes da pesquisa foram professores do 1º ano do Ensino Médio, no âmbito de uma escola em Campos dos Goytacazes. O curso foi implementado remotamente, por meio de interações assíncronas no Google Classroom, com espaços para diálogos, construções colaborativas e acesso a materiais em diversos tipos e gêneros textuais, produzidos pela pesquisadora e/ou advindos de processo de curadoria. Já as interações síncronas ocorreram via Google Meet. A carga horária total foi de 30h, segundo os disparadores: os desafios à aprendizagem no século XXI; competências docentes frente aos desafios da aprendizagem; autoavaliação de competências digitais docente; a competência da Personalização; Recursos para personalização; Personalização sob a égide das metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, implementada por meio de uma Intervenção Pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram Observação e Questionário Final (QF). Ambos os instrumentos foram analisados à luz do aporte teórico da pesquisa. Finalizadas as análises e discussões, a pesquisa apresenta indícios de que o curso pôde contribuir para a formação continuada dos professores acerca da superação de posturas reducionistas quanto ao desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas sobre EP com tecnologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17227_TB4936_03102022232833.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEILA FERREIRA DA SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "NEILA FERREIRA"
    "autor_email" => "nneylla@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Diante de dados alarmantes sobre o alto índice de evasão escolar e distorção série idade, que tem como alguns pressupostos o não atendimento aos ritmos e perfis de aprendizagem dos alunos, o Ensino Personalizado (EP) surge como um dos nove desafios das tendências em educação e tecnologia do século XXI. É também uma competência docente instituída pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira, base na qual esta pesquisa propôs um curso de curta duração para formação docente continuada sobre EP, denominado O professor Reflexivo: competência docente para o século XXI – Personalização do Ensino. O objetivo foi investigar como a proposta pôde contribuir para o aprimoramento da competência EP com tecnologia. Os participantes da pesquisa foram professores do 1º ano do Ensino Médio, no âmbito de uma escola em Campos dos Goytacazes. O curso foi implementado remotamente, por meio de interações assíncronas no Google Classroom, com espaços para diálogos, construções colaborativas e acesso a materiais em diversos tipos e gêneros textuais, produzidos pela pesquisadora e/ou advindos de processo de curadoria. Já as interações síncronas ocorreram via Google Meet. A carga horária total foi de 30h, segundo os disparadores: os desafios à aprendizagem no século XXI; competências docentes frente aos desafios da aprendizagem; autoavaliação de competências digitais docente; a competência da Personalização; Recursos para personalização; Personalização sob a égide das metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, implementada por meio de uma Intervenção Pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram Observação e Questionário Final (QF). Ambos os instrumentos foram analisados à luz do aporte teórico da pesquisa. Finalizadas as análises e discussões, a pesquisa apresenta indícios de que o curso pôde contribuir para a formação continuada dos professores acerca da superação de posturas reducionistas quanto ao desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas sobre EP com tecnologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.