Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE SERES VIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90161
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3579
    "inscrito_id" => 9719
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE SERES VIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As abordagens práticas no Ensino de Ciências contribuem para o ensino-aprendizagem de discentes de diferentes faixas-etárias. A partir da visualização efetiva dos conceitos abordados em sala de aula, a assimilação dos conteúdos torna-se leve e objetiva. O lúdico deve ser explorado e implementado como ferramenta de potencialização do ensino, em diferentes disciplinas. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma oficina pedagógica, desenvolvida na disciplina de Ciências, em quatro turmas do Ensino Fundamental, sendo duas turmas de 5º ano e duas de 6º ano, para desenvolvimento de conteúdos associados aos diferentes grupos de seres vivos. A oficina consistiu em um ciclo de abordagens práticas, sobre seres vivos, desde as bactérias, até mamíferos, com foco nos seres humanos e sua interferência na natureza em sua totalidade, sendo essas ações positivas ou negativas. Posteriormente às oficinas, foram aplicados questionários sobre os conteúdos desenvolvidos. Através da análise das respostas diante da assimilação dos conteúdos aplicados, pôde-se concluir que a oficina influenciou no interesse dos alunos pelos temas, estabelecidas relações entre os diferentes grupos de seres vivos, corroborando em um entendimento mais efetivo e prazeroso por parte dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9719_TB3579_30112022232002.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CRUZ DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Dias"
    "autor_email" => "d.rafaeladias@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90161
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3579
    "inscrito_id" => 9719
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE SERES VIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As abordagens práticas no Ensino de Ciências contribuem para o ensino-aprendizagem de discentes de diferentes faixas-etárias. A partir da visualização efetiva dos conceitos abordados em sala de aula, a assimilação dos conteúdos torna-se leve e objetiva. O lúdico deve ser explorado e implementado como ferramenta de potencialização do ensino, em diferentes disciplinas. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma oficina pedagógica, desenvolvida na disciplina de Ciências, em quatro turmas do Ensino Fundamental, sendo duas turmas de 5º ano e duas de 6º ano, para desenvolvimento de conteúdos associados aos diferentes grupos de seres vivos. A oficina consistiu em um ciclo de abordagens práticas, sobre seres vivos, desde as bactérias, até mamíferos, com foco nos seres humanos e sua interferência na natureza em sua totalidade, sendo essas ações positivas ou negativas. Posteriormente às oficinas, foram aplicados questionários sobre os conteúdos desenvolvidos. Através da análise das respostas diante da assimilação dos conteúdos aplicados, pôde-se concluir que a oficina influenciou no interesse dos alunos pelos temas, estabelecidas relações entre os diferentes grupos de seres vivos, corroborando em um entendimento mais efetivo e prazeroso por parte dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9719_TB3579_30112022232002.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CRUZ DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Dias"
    "autor_email" => "d.rafaeladias@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As abordagens práticas no Ensino de Ciências contribuem para o ensino-aprendizagem de discentes de diferentes faixas-etárias. A partir da visualização efetiva dos conceitos abordados em sala de aula, a assimilação dos conteúdos torna-se leve e objetiva. O lúdico deve ser explorado e implementado como ferramenta de potencialização do ensino, em diferentes disciplinas. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma oficina pedagógica, desenvolvida na disciplina de Ciências, em quatro turmas do Ensino Fundamental, sendo duas turmas de 5º ano e duas de 6º ano, para desenvolvimento de conteúdos associados aos diferentes grupos de seres vivos. A oficina consistiu em um ciclo de abordagens práticas, sobre seres vivos, desde as bactérias, até mamíferos, com foco nos seres humanos e sua interferência na natureza em sua totalidade, sendo essas ações positivas ou negativas. Posteriormente às oficinas, foram aplicados questionários sobre os conteúdos desenvolvidos. Através da análise das respostas diante da assimilação dos conteúdos aplicados, pôde-se concluir que a oficina influenciou no interesse dos alunos pelos temas, estabelecidas relações entre os diferentes grupos de seres vivos, corroborando em um entendimento mais efetivo e prazeroso por parte dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.