Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AGRICULTURA FAMILIAR E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DESAFIOS PARA CONSOLIDAR A FORMAÇÃO DO CAMPO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Esse estudo foi alicerçado no debate conceitual da educação ambiental e sua relação com a agricultura familiar e a educação do campo partindo da perspectiva da superação da racionalidade moderna e refletindo a educação ambiental como processo educativo crítico e emancipatório. Os resultados da pesquisa apontam que os desafios para efetivar o trabalho com a educação ambiental na Escola Família Agrícola estão relacionados com os próprios desafios da consolidação da formação do campo e da pedagogia da alternância. Contudo, evidencia-se que atuar em favor da educação ambiental crítica em uma perspectiva hegemonizada é um grande desafio, principalmente quando consideramos os limites concretos da Escola Família Agrícola para efetivar sua proposta pedagógica. Por fim, conclui-se que instaurar efetivamente uma Escola Família Agrícola voltada ao enfrentamento dos desafios para a consolidação da sua formação socioambiental do campo, requer o enfrentamento dos próprios desafios colocados no interior de um sistema societário fundamentado em políticas neoliberais que trazem em sua própria constituição entraves aos processos e práticas educativas de caráter popular.O presente artigo intitulado “As relações entre educação ambiental, agricultura familiar e pedagogia da alternância: desafios para consolidar a formação do camp" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14502_TB2243_30112022234853.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE RIOS LOPES" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michellerioslopes13@gmail" "autor_ies" => "Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89071 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2243 "inscrito_id" => 14502 "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AGRICULTURA FAMILIAR E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DESAFIOS PARA CONSOLIDAR A FORMAÇÃO DO CAMPO." 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo intitulado “As relações entre educação ambiental, agricultura familiar e pedagogia da alternância: desafios para consolidar a formação do campo”, insere-se no debate dos estudos da Educação Ambiental e tem como objetivo analisar os desafios para efetivar a formação dos sujeitos do campo no contexto da Escola Família Agrícola. Esse estudo foi alicerçado no debate conceitual da educação ambiental e sua relação com a agricultura familiar e a educação do campo partindo da perspectiva da superação da racionalidade moderna e refletindo a educação ambiental como processo educativo crítico e emancipatório. Os resultados da pesquisa apontam que os desafios para efetivar o trabalho com a educação ambiental na Escola Família Agrícola estão relacionados com os próprios desafios da consolidação da formação do campo e da pedagogia da alternância. Contudo, evidencia-se que atuar em favor da educação ambiental crítica em uma perspectiva hegemonizada é um grande desafio, principalmente quando consideramos os limites concretos da Escola Família Agrícola para efetivar sua proposta pedagógica. Por fim, conclui-se que instaurar efetivamente uma Escola Família Agrícola voltada ao enfrentamento dos desafios para a consolidação da sua formação socioambiental do campo, requer o enfrentamento dos próprios desafios colocados no interior de um sistema societário fundamentado em políticas neoliberais que trazem em sua própria constituição entraves aos processos e práticas educativas de caráter popular.

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