Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM QUIZ PARA O ESTUDO DO FILO PORÍFERA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90977
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4834
    "inscrito_id" => 13844
    "titulo" => "UM QUIZ PARA O ESTUDO DO FILO PORÍFERA"
    "resumo" => "Esse trabalho teve como objetivo elaborar um quis sobre o Filo Porífera utilizando o programa power point, com os alunos da 1ª série do ensino médio. A pesquisa delineou-se como qualitativa (Minayo, 2003), cujo método utilizado foi o estudo de caso (Yin, 2001). Participaram da pesquisa 13 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de educação básica no interior de Alagoas. No primeiro momento os alunos participaram de uma oficina sobre como criar um quiz utilizando o power point; No segundo momento os alunos elaboraram as questões sobre o grupo dos poríferos utilizando como fonte principal o livro didático adotado pela instituição; No terceiro momento, algumas questões foram selecionadas de cada equipe para compor o quiz geral, para realizar a competição com a turma. Os resultados apresentaram potencial interesse do aluno em conhecer como se constroem produtos educacionais, já que os mesmos podem com a orientação/mediação do professor estar aplicando o conteúdo durante a criação e dessa forma já estudando o mesmo, além de poder elaborar um material de acordo com seu entendimento e interação com os colegas. E mesmo que o foco desse estudo tenha sido sobre o grupo dos poríferos, os alunos podem utilizar os conhecimentos sobre a elaboração de quiz em outros conteúdos/disciplinas dinamizando até a apresentação de trabalhos e projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13844_TB4834_05122022215413.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZY GRACIELLY DE SOUSA FIGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUZY"
    "autor_email" => "suzygracyelly@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90977
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4834
    "inscrito_id" => 13844
    "titulo" => "UM QUIZ PARA O ESTUDO DO FILO PORÍFERA"
    "resumo" => "Esse trabalho teve como objetivo elaborar um quis sobre o Filo Porífera utilizando o programa power point, com os alunos da 1ª série do ensino médio. A pesquisa delineou-se como qualitativa (Minayo, 2003), cujo método utilizado foi o estudo de caso (Yin, 2001). Participaram da pesquisa 13 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de educação básica no interior de Alagoas. No primeiro momento os alunos participaram de uma oficina sobre como criar um quiz utilizando o power point; No segundo momento os alunos elaboraram as questões sobre o grupo dos poríferos utilizando como fonte principal o livro didático adotado pela instituição; No terceiro momento, algumas questões foram selecionadas de cada equipe para compor o quiz geral, para realizar a competição com a turma. Os resultados apresentaram potencial interesse do aluno em conhecer como se constroem produtos educacionais, já que os mesmos podem com a orientação/mediação do professor estar aplicando o conteúdo durante a criação e dessa forma já estudando o mesmo, além de poder elaborar um material de acordo com seu entendimento e interação com os colegas. E mesmo que o foco desse estudo tenha sido sobre o grupo dos poríferos, os alunos podem utilizar os conhecimentos sobre a elaboração de quiz em outros conteúdos/disciplinas dinamizando até a apresentação de trabalhos e projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13844_TB4834_05122022215413.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZY GRACIELLY DE SOUSA FIGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SUZY"
    "autor_email" => "suzygracyelly@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo elaborar um quis sobre o Filo Porífera utilizando o programa power point, com os alunos da 1ª série do ensino médio. A pesquisa delineou-se como qualitativa (Minayo, 2003), cujo método utilizado foi o estudo de caso (Yin, 2001). Participaram da pesquisa 13 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de educação básica no interior de Alagoas. No primeiro momento os alunos participaram de uma oficina sobre como criar um quiz utilizando o power point; No segundo momento os alunos elaboraram as questões sobre o grupo dos poríferos utilizando como fonte principal o livro didático adotado pela instituição; No terceiro momento, algumas questões foram selecionadas de cada equipe para compor o quiz geral, para realizar a competição com a turma. Os resultados apresentaram potencial interesse do aluno em conhecer como se constroem produtos educacionais, já que os mesmos podem com a orientação/mediação do professor estar aplicando o conteúdo durante a criação e dessa forma já estudando o mesmo, além de poder elaborar um material de acordo com seu entendimento e interação com os colegas. E mesmo que o foco desse estudo tenha sido sobre o grupo dos poríferos, os alunos podem utilizar os conhecimentos sobre a elaboração de quiz em outros conteúdos/disciplinas dinamizando até a apresentação de trabalhos e projetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.