O conhecimento científico está atrelado ao saber em enfermagem e deve ser a base de sustentação na formação do enfermeiro. A vivência do doutorado em enfermagem permite conhecer os desafios da pós-graduação stricto sensu no Brasil e os caminhos que a ciência proporciona ao enfermeiro pesquisador para elevar ainda mais a profissão. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de uma estudante de doutorado em enfermagem de uma universidade do Nordeste brasileiro, com início do curso em março de 2021, durante a pandemia da Covid-19 e o seu desenvolvimento perante os desafios enfrentados pelos programas de pós-graduação no Brasil. A experiência do doutorado faz refletir sobre a importância do conhecimento científico para uma profissão que está intimamente ligada à prática em saúde e que enfrenta diversos desafios no cotidiano, como a luta por cargas horárias e salários dignos. A formação qualificada de pesquisadores e educadores na enfermagem contribui com o desenvolvimento de enfermeiros capazes de ter autonomia em suas ações, que sejam capazes de planejar e executar a saúde baseada em evidências e que participem ativamente de seu processo de formação em enfermagem com o fortalecimento da pesquisa e extensão nas universidades. Um ser capaz de dialogar e agir com responsabilidade em seus diversos campos de atuação.