NARRATIVAS DE SI: LEITURA E ESCRITA NO 7º ANO EM CONTEXTO DE PANDEMIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90062 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3453 "inscrito_id" => 15877 "titulo" => "NARRATIVAS DE SI: LEITURA E ESCRITA NO 7º ANO EM CONTEXTO DE PANDEMIA" "resumo" => "O que uma turma de 7º ano (10 a 12 anos) pode dizer sobre si? Que potência a autoria de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade pode causar aos seus próprios futuros? Essas perguntas iniciais baseiam a investigação didática que origina esse relato de experiência. O exercício da cidadania está fortemente vinculado com a função social da escola (FREIRE, 1976), a escola é território dos saberes, equipamento social de acolhimento, escuta e ampliação das potencialidades, espaço da democracia (SAVIANI, 1983). Nesse sentido o incentivo a autonomia, a autoria, a falar de si, a ler o outro, a revisar o texto, é capaz de construir pontes fortes na base de leitores e escritores de um futuro que já é agora (ANTUNES, 2008). A subalternização e a representação por outrem não nos cabe mais, é preciso criar caminhos para que as classes menos favorecidas tenham o direito de falar (SPIVAK, 2010), de narrar sua própria história, inclusive crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade. O contexto da Pandemia do Corona Vírus aprofundou as desigualdades sociais, em especial no que diz respeito a Educação Básica brasileira (ALVES, 2020), estimular o autoconhecimento é fundamental para a superação das dificuldades de se compreender e de socializar pensamentos, opiniões e experimentações. Esse trabalho é fruto da vivência teórica e prática a partir da atuação no Ensina Brasil, programa nacional de formação de lideranças na educação. Objetiva a publicação de um livro cartonero - artesanal - de autoria de crianças e adolescente de Igarassu - Pernambuco, o percurso metodológico perpassa pela produção textual do gênero autobiografia, com correção e reescrita, e do gênero autorretrato, onde buscou-se estimular a capacidade de autoria textual a partir das narrativas de si." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15877_TB3453_10082022225435.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHILIPE RICARDO SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PHILIPE" "autor_email" => "phil.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90062 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3453 "inscrito_id" => 15877 "titulo" => "NARRATIVAS DE SI: LEITURA E ESCRITA NO 7º ANO EM CONTEXTO DE PANDEMIA" "resumo" => "O que uma turma de 7º ano (10 a 12 anos) pode dizer sobre si? Que potência a autoria de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade pode causar aos seus próprios futuros? Essas perguntas iniciais baseiam a investigação didática que origina esse relato de experiência. O exercício da cidadania está fortemente vinculado com a função social da escola (FREIRE, 1976), a escola é território dos saberes, equipamento social de acolhimento, escuta e ampliação das potencialidades, espaço da democracia (SAVIANI, 1983). Nesse sentido o incentivo a autonomia, a autoria, a falar de si, a ler o outro, a revisar o texto, é capaz de construir pontes fortes na base de leitores e escritores de um futuro que já é agora (ANTUNES, 2008). A subalternização e a representação por outrem não nos cabe mais, é preciso criar caminhos para que as classes menos favorecidas tenham o direito de falar (SPIVAK, 2010), de narrar sua própria história, inclusive crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade. O contexto da Pandemia do Corona Vírus aprofundou as desigualdades sociais, em especial no que diz respeito a Educação Básica brasileira (ALVES, 2020), estimular o autoconhecimento é fundamental para a superação das dificuldades de se compreender e de socializar pensamentos, opiniões e experimentações. Esse trabalho é fruto da vivência teórica e prática a partir da atuação no Ensina Brasil, programa nacional de formação de lideranças na educação. Objetiva a publicação de um livro cartonero - artesanal - de autoria de crianças e adolescente de Igarassu - Pernambuco, o percurso metodológico perpassa pela produção textual do gênero autobiografia, com correção e reescrita, e do gênero autorretrato, onde buscou-se estimular a capacidade de autoria textual a partir das narrativas de si." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15877_TB3453_10082022225435.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHILIPE RICARDO SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PHILIPE" "autor_email" => "phil.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }