Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR POR MEIO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DA CULTURA DIGITAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Sabe-se que o papel das instituições escolares é fundamental no desenvolvimento intelectual, social e afetivo de cada indivíduo. Na sociedade com bases tecnológicas, com mudanças contínuas e em ritmo acelerado, não é mais possível ignorar as alterações que as tecnologias provocam na forma como as pessoas veem e aprendem do mundo, nem desprezar o potencial pedagógico que tais tecnologias apresentam quando incorporadas a educação. Diversas áreas se beneficiam do desenvolvimento tecnológico, e a educação deve utilizá-lo nesse mesmo sentido, no intuito de trazer ganhos pedagógicos. A partir da criação da Computação como complemento à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, por meio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, a educação dará um salto nas suas práticas pedagógicas, tendo em vista que é primordial que as escolas passem a incorporar em seu trabalho, tanto na oralidade como na escrita, novas formas de aprendizado, juntamente com as práticas computacionais (pensamento computacional, cultura digital, mundo digital). Diante dessa pesquisa bibliográfica descritiva, compreendeu-se que é necessário transformações no ensino, baseado nos pensamentos computacionais, sendo primordial uma reestruturação dos currículos, uma formação adequada dos professores e equipe gestora, além da inserção desse novo olhar tecnológico dentro das escolas para que os estudantes aprendam de forma mais completa sobre o mundo, desenvolvendo autonomia, flexibilidade, criatividade. É muito importante que as pessoas tenham a capacidade de usar todo esse poder computacional para resolver seus problemas, tanto do cotidiano quanto do trabalho.

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