INTRODUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO MUNDO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88806 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1871 "inscrito_id" => 12379 "titulo" => "INTRODUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO MUNDO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO" "resumo" => "A ciência é um processo de investigação cuidadosa e sistemática que resulta na solução de problemas da sociedade. Todavia, a divulgação da mesma ocorre por plataformas desconhecidas por grande parte da população, escrita rebuscada demais e, na maioria das vezes, vista por estudantes do ensino médio como algo mágico e/ou misterioso e bem longe do seu cotidiano. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo apresentar o mundo científico de uma maneira prática e didática para estudantes do ensino médio, bem como torná-los aptos a propagarem tais informações. A proposta teve participação direta de 36 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e foi dividida em quatro etapas. Primeira etapa: conceitos e aplicabilidade da ciência. Segunda etapa: oficinas de construção do passaporte para o mundo científico (currículo lattes) e realização de cursos de extensão para começar alimentar os seus respectivos currículos. Terceira etapa: foi realizado um evento para os demais alunos do instituto ressaltando o que é ciência, sua importância e aplicabilidade, como também, oficina sobre e como criar um currículo lattes. Quarta etapa: evento sobre ciência que será realizado no IEMA para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. A proposta resultou em 36 novos currículos lattes dos estudantes que participaram do trabalho. Esses currículos começaram a ser alimentados com cursos que variaram de 4h, como o de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, até cursos de 120h, como o Epidemiologia e Tecnologias em Saúde. Também como resultados obteve-se o envolvimento de 36 alunos do ensino médio na organização de um evento científico que apresentou o mundo científico de uma maneira prática e didática para 144 estudantes do ensino médio. Além disso, espera-se ainda estudantes do 9° irão conhecer o mundo científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12379_TB1871_15072022115633.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "nayarabatistadasilva372@g" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88806 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1871 "inscrito_id" => 12379 "titulo" => "INTRODUÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO MUNDO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE ENSINO" "resumo" => "A ciência é um processo de investigação cuidadosa e sistemática que resulta na solução de problemas da sociedade. Todavia, a divulgação da mesma ocorre por plataformas desconhecidas por grande parte da população, escrita rebuscada demais e, na maioria das vezes, vista por estudantes do ensino médio como algo mágico e/ou misterioso e bem longe do seu cotidiano. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo apresentar o mundo científico de uma maneira prática e didática para estudantes do ensino médio, bem como torná-los aptos a propagarem tais informações. A proposta teve participação direta de 36 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e foi dividida em quatro etapas. Primeira etapa: conceitos e aplicabilidade da ciência. Segunda etapa: oficinas de construção do passaporte para o mundo científico (currículo lattes) e realização de cursos de extensão para começar alimentar os seus respectivos currículos. Terceira etapa: foi realizado um evento para os demais alunos do instituto ressaltando o que é ciência, sua importância e aplicabilidade, como também, oficina sobre e como criar um currículo lattes. Quarta etapa: evento sobre ciência que será realizado no IEMA para estudantes do 9° ano do ensino fundamental. A proposta resultou em 36 novos currículos lattes dos estudantes que participaram do trabalho. Esses currículos começaram a ser alimentados com cursos que variaram de 4h, como o de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, até cursos de 120h, como o Epidemiologia e Tecnologias em Saúde. Também como resultados obteve-se o envolvimento de 36 alunos do ensino médio na organização de um evento científico que apresentou o mundo científico de uma maneira prática e didática para 144 estudantes do ensino médio. Além disso, espera-se ainda estudantes do 9° irão conhecer o mundo científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12379_TB1871_15072022115633.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "nayarabatistadasilva372@g" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }