O presente artigo versa sobre o lúdico na prática dos educadores de crianças pequenas. Essa investigação traz à postura do educador, os conhecimentos, a capacidade de refletir sobre sua prática lúdica com as crianças. Assim, tem-se como objetivo saber o quanto esses educadores (as) conhecem sobre ludicidade e como fazem uso da mesma em sua prática pedagógica. Como embasamento teórico nos apoiamos em documentos como os Referenciais Curriculares (1998), as Diretrizes Curriculares (2010) a Base Comum Curricular da Educação infantil (2017) bem como os teóricos Imbernón (2011), Gisela Wajskop (2001), Almeida (2008), Santos (1997), dentre outros. O brincar é de suma importância para o pleno desenvolvimento da criança e cabe ao educador propiciar esse ambiente lúdico que possibilite a aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória bem como uma pesquisa de campo com a utilização da aplicação de questionários com 16 educadores (as) de uma rede municipal. No decorrer da investigação verificamos que os educadores (as) saíram do curso de formação inicial sem essa habilidade/formação lúdica, mas sabem da importância da ludicidade para o ensino de crianças e buscam aprender mais acerca da temática, utilizando essa prática nos espaços de educação infantil porém com dificuldades, dentre elas: carência de recursos materiais, financeiros; falta de recreio livre; pouco espaço físico nas instituições; superlotação dentre outros.