JOGANDO COM A CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA: O JOGO DE RPG “O CORDEL DO REINO DO SOL ENCANTADO”
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88884 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2000 "inscrito_id" => 13677 "titulo" => "JOGANDO COM A CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA: O JOGO DE RPG “O CORDEL DO REINO DO SOL ENCANTADO”" "resumo" => "O presente trabalho trata da análise, bem como, o estudo do uso do jogo de RPG (do inglês, Role Playing Game) O Cordel do Reino do Sol Encantado, desenvolvido por Pedro Borges, para sala de aula, como atividade lúdica, no intuito de incentivar a leitura de folhetos de cordel, fazendo com que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina. O jogo, de carater narrativo, com temática no Nordeste brasileiro, início do século XX, escrito em versos, e usando o cordel, como suporte, tem a finalidade do jogador interpretar alguns estereótipos, típicos nordestinos, e que foram representados, em várias literaturas e mídias, como novelas, séries, músicas e teatro. Com isso, trata-se de um trabalho para o incentivo à leitura, interação entre alunos, tornando o ambiente de sala de aula, um espaço mais lúdico. O objetivo da leitura é a compreensão – obter significado do texto escrito. O principal objetivo do ensino de compreensão de leitura, portanto, é ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento, as habilidades e as experiências que devem ter se quiserem se tornar leitores competentes e entusiasmados. As estratégias de leitura podem dar aos alunos uma vantagem crucial para melhorar sua compreensão, mas se eles não tiverem conhecimento prévio do tópico em questão durante a leitura, as estratégias oferecem retornos menores. Para os estudos, sobre cordel e a cultura nordestina, terão, como aporte, LEMAIRE (2013), OLIVEIRA (2015). E, para as práticas educativas, PINHEIRO (2007), MENEZES (2010), BELTHER (2014), ZABALA (1998)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13677_TB2000_10082022194558.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA" "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88884 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2000 "inscrito_id" => 13677 "titulo" => "JOGANDO COM A CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA: O JOGO DE RPG “O CORDEL DO REINO DO SOL ENCANTADO”" "resumo" => "O presente trabalho trata da análise, bem como, o estudo do uso do jogo de RPG (do inglês, Role Playing Game) O Cordel do Reino do Sol Encantado, desenvolvido por Pedro Borges, para sala de aula, como atividade lúdica, no intuito de incentivar a leitura de folhetos de cordel, fazendo com que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina. O jogo, de carater narrativo, com temática no Nordeste brasileiro, início do século XX, escrito em versos, e usando o cordel, como suporte, tem a finalidade do jogador interpretar alguns estereótipos, típicos nordestinos, e que foram representados, em várias literaturas e mídias, como novelas, séries, músicas e teatro. Com isso, trata-se de um trabalho para o incentivo à leitura, interação entre alunos, tornando o ambiente de sala de aula, um espaço mais lúdico. O objetivo da leitura é a compreensão – obter significado do texto escrito. O principal objetivo do ensino de compreensão de leitura, portanto, é ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento, as habilidades e as experiências que devem ter se quiserem se tornar leitores competentes e entusiasmados. As estratégias de leitura podem dar aos alunos uma vantagem crucial para melhorar sua compreensão, mas se eles não tiverem conhecimento prévio do tópico em questão durante a leitura, as estratégias oferecem retornos menores. Para os estudos, sobre cordel e a cultura nordestina, terão, como aporte, LEMAIRE (2013), OLIVEIRA (2015). E, para as práticas educativas, PINHEIRO (2007), MENEZES (2010), BELTHER (2014), ZABALA (1998)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13677_TB2000_10082022194558.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA" "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }