O USO DA TECNOLOGIA PARA AMPLIAÇÃO DA POLÍTICA DE ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89583 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2886 "inscrito_id" => 14689 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA PARA AMPLIAÇÃO DA POLÍTICA DE ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta proposta do uso da tecnologia para a ampliação da política de articulação da Educação de Jovens e Adultos(EJA) com a educação profissional do Instituto Federal Fluminense (IFF). Fruto da experiência de adaptação das ações do IFF aos desafios do distanciamento social imposto pela Pandemia de COVID, voltada para a construção de estratégias para a apropriação tecnológica de estudantes, construindo um novo formato de curso para qualificação profissional, para o uso de mídias digitais e sociais orientado à ação empreendedora. A Política de articulação EJA com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem demonstrado grande êxito quanto às estratégias para o fortalecimento da permanência dos estudantes na relação com os municípios parceiros e o aumento da procura da instituição na perspectiva da continuidade de estudos. Ao construir convênios com as secretarias municipais de educação, a ação se materializa na atuação conjunta onde o IFF oferece o acesso, acompanhamento e certificação dos estudantes ao objeto de aprendizagem; recebe professores selecionados pelas prefeituras para a formação continuada na perspectiva de tal material; e coordena a gestão das ações. A reflexão toma como ponto de partida a premissa de que a inovação na educação está além dos recursos disponíveis, está nas novas possibilidades de uso das ferramentas, em entender o fenômeno educativo, seus significados e a diversidade de interações possíveis. Adotar a inovação como um processo diz respeito à aplicação de estratégias criativas em resposta a determinadas necessidades originadas no contexto escolar. Nos estudos, a inovação foi entendida como um processo que inclui produtos e atividades técnicas como propostas pedagógicas. Inovar, nesse caso, é uma invenção vinculada ao desenvolvimento tecnológico nas escolas e que está condicionada, em grande medida, ao desenvolvimento econômico. Os municípios selecionaram os professores/tutores para o suporte técnico das atividades em desenvolvimento, que farão a mediação entre os estudantes e o ambiente virtual de aprendizagem. A ação permite a expansão das ações do IFFluminense em seu território de atuação considerando entre os parceiros municípios sede de campus do IFF e demais municípios antes não acessados em função do limite geográfico.O trabalho traz implicações sobre as reflexões acerca das políticas públicas de inclusão, expansão e formação de estudantes jovens e adultos ao longo da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14689_TB2886_10112022172144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEISE CRISTINE AIRES ARÊAS" "autor_nome_curto" => "HEISE" "autor_email" => "heiseaires@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89583 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2886 "inscrito_id" => 14689 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA PARA AMPLIAÇÃO DA POLÍTICA DE ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta proposta do uso da tecnologia para a ampliação da política de articulação da Educação de Jovens e Adultos(EJA) com a educação profissional do Instituto Federal Fluminense (IFF). Fruto da experiência de adaptação das ações do IFF aos desafios do distanciamento social imposto pela Pandemia de COVID, voltada para a construção de estratégias para a apropriação tecnológica de estudantes, construindo um novo formato de curso para qualificação profissional, para o uso de mídias digitais e sociais orientado à ação empreendedora. A Política de articulação EJA com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem demonstrado grande êxito quanto às estratégias para o fortalecimento da permanência dos estudantes na relação com os municípios parceiros e o aumento da procura da instituição na perspectiva da continuidade de estudos. Ao construir convênios com as secretarias municipais de educação, a ação se materializa na atuação conjunta onde o IFF oferece o acesso, acompanhamento e certificação dos estudantes ao objeto de aprendizagem; recebe professores selecionados pelas prefeituras para a formação continuada na perspectiva de tal material; e coordena a gestão das ações. A reflexão toma como ponto de partida a premissa de que a inovação na educação está além dos recursos disponíveis, está nas novas possibilidades de uso das ferramentas, em entender o fenômeno educativo, seus significados e a diversidade de interações possíveis. Adotar a inovação como um processo diz respeito à aplicação de estratégias criativas em resposta a determinadas necessidades originadas no contexto escolar. Nos estudos, a inovação foi entendida como um processo que inclui produtos e atividades técnicas como propostas pedagógicas. Inovar, nesse caso, é uma invenção vinculada ao desenvolvimento tecnológico nas escolas e que está condicionada, em grande medida, ao desenvolvimento econômico. Os municípios selecionaram os professores/tutores para o suporte técnico das atividades em desenvolvimento, que farão a mediação entre os estudantes e o ambiente virtual de aprendizagem. A ação permite a expansão das ações do IFFluminense em seu território de atuação considerando entre os parceiros municípios sede de campus do IFF e demais municípios antes não acessados em função do limite geográfico.O trabalho traz implicações sobre as reflexões acerca das políticas públicas de inclusão, expansão e formação de estudantes jovens e adultos ao longo da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14689_TB2886_10112022172144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEISE CRISTINE AIRES ARÊAS" "autor_nome_curto" => "HEISE" "autor_email" => "heiseaires@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }