A questão da disciplina de matemática escolar tem sido um desafio para a maioria dos estudantes, e por conseguinte, muito se tem discutido sobre a temática da educação matemática em especial dos alunos que ingressam no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Nessa perspectiva, o referido capítulo apresenta por objetivo discutir os conceitos da formação humana integral, tendo como princípio norteador o trabalho; a ciência; a tecnologia e a cultura, com o foco direcionado para as dificuldades que esses estudantes chegam ao Instituto Federal de Alagoas nas turmas do primeiro ano, justificando a necessidade de um programa de apoio que será sugerido intitulado como Programa de Suporte de Aprendizagem Matemático, para sanar algumas dificuldades encontradas por esses estudantes que não tiveram um bom ensino anteriormente e precisam superar e acompanhar os outros estudantes que estão em outra realidade de aprendizagem, como forma de minimizar essas dificuldades, ora existentes em alguns estudantes. Desta forma, este estudo terá como base os referenciais teóricos da educação Integral e omnilateral, sobretudo no tocante ao ensino específico para esse público que são os estudantes da disciplina de matemática como forma de contribuir para a formação humana integral, enfatisando-se a necessidade do conhecimento matemático tendo em vista acolhê-los neste primeiro momento em que chegam para um primeiro contato com o programa, deixando-os embasados com as disciplinas mais simples e essenciais para o desenvolvimento do aluno ao longo da disciplina proporcionando uma metodologia diferente da disciplina que o mesmo cursará.