Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90751
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4499
    "inscrito_id" => 17242
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, que busca discorrer acerca das vivências e aprendizados obtidos durante o estágio curricular supervisionado obrigatório II no curso de Pedagogia da instituição pública, demonstrando o quanto a tecnologia realiza um papel importante na educação e a necessidade de o professor inserir-se nesse meio tecnológico. O estágio foi realizado numa escola da rede pública municipal, numa turma do 2º ano (ensino fundamental), em abril de 2022. Em virtude de o local passar por uma mudança de endereço no período em que ocorreria o estágio, a atuação precisou ser realizada de forma remota. Essa experiência docente permitiu perceber o quanto a tecnologia, se utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem, pode ser uma aliada para melhores resultados no processo educativo. Foi evidenciado, durante o período de atuação, que inserir atividades que envolvessem a plataforma Wordwall estimulavam a atenção e o interesse das crianças e as levava a interagirem com o conteúdo de forma significativa. Desse modo, percebeu-se que a tecnologia é uma ferramenta de apoio para o professor, sobretudo no uso da gamificação, pois permitiu levar a aprendizagem através do lúdico, considerando o contexto de ensino remoto vivido pelas crianças. Os resultados obtidos também possibilitaram destacar a importância das tecnologias na formação inicial do professor, tendo em vista que, segundo Nóvoa (2001), essa formação deve ser compreendida como um ciclo que vai se constituindo através das práticas pedagógicas, precisando ocorrer uma parceria entre teoria e a prática docente. Assim, o conhecimento produzido pela academia e o saber, aprendido na sua vivência, permite ao professor reinventar-se nos mais diversos contextos educacionais. Portanto, analisa-se que, no contexto da experiência docente vivenciada, a tecnologia demonstrou ser um imprescindível recurso pedagógico aliado à formação e atuação do professor como pesquisador crítico e reflexivo da sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17242_TB4499_05122022105356.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "mariagabrielapereira@alu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90751
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4499
    "inscrito_id" => 17242
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, que busca discorrer acerca das vivências e aprendizados obtidos durante o estágio curricular supervisionado obrigatório II no curso de Pedagogia da instituição pública, demonstrando o quanto a tecnologia realiza um papel importante na educação e a necessidade de o professor inserir-se nesse meio tecnológico. O estágio foi realizado numa escola da rede pública municipal, numa turma do 2º ano (ensino fundamental), em abril de 2022. Em virtude de o local passar por uma mudança de endereço no período em que ocorreria o estágio, a atuação precisou ser realizada de forma remota. Essa experiência docente permitiu perceber o quanto a tecnologia, se utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem, pode ser uma aliada para melhores resultados no processo educativo. Foi evidenciado, durante o período de atuação, que inserir atividades que envolvessem a plataforma Wordwall estimulavam a atenção e o interesse das crianças e as levava a interagirem com o conteúdo de forma significativa. Desse modo, percebeu-se que a tecnologia é uma ferramenta de apoio para o professor, sobretudo no uso da gamificação, pois permitiu levar a aprendizagem através do lúdico, considerando o contexto de ensino remoto vivido pelas crianças. Os resultados obtidos também possibilitaram destacar a importância das tecnologias na formação inicial do professor, tendo em vista que, segundo Nóvoa (2001), essa formação deve ser compreendida como um ciclo que vai se constituindo através das práticas pedagógicas, precisando ocorrer uma parceria entre teoria e a prática docente. Assim, o conhecimento produzido pela academia e o saber, aprendido na sua vivência, permite ao professor reinventar-se nos mais diversos contextos educacionais. Portanto, analisa-se que, no contexto da experiência docente vivenciada, a tecnologia demonstrou ser um imprescindível recurso pedagógico aliado à formação e atuação do professor como pesquisador crítico e reflexivo da sua prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17242_TB4499_05122022105356.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "mariagabrielapereira@alu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, que busca discorrer acerca das vivências e aprendizados obtidos durante o estágio curricular supervisionado obrigatório II no curso de Pedagogia da instituição pública, demonstrando o quanto a tecnologia realiza um papel importante na educação e a necessidade de o professor inserir-se nesse meio tecnológico. O estágio foi realizado numa escola da rede pública municipal, numa turma do 2º ano (ensino fundamental), em abril de 2022. Em virtude de o local passar por uma mudança de endereço no período em que ocorreria o estágio, a atuação precisou ser realizada de forma remota. Essa experiência docente permitiu perceber o quanto a tecnologia, se utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem, pode ser uma aliada para melhores resultados no processo educativo. Foi evidenciado, durante o período de atuação, que inserir atividades que envolvessem a plataforma Wordwall estimulavam a atenção e o interesse das crianças e as levava a interagirem com o conteúdo de forma significativa. Desse modo, percebeu-se que a tecnologia é uma ferramenta de apoio para o professor, sobretudo no uso da gamificação, pois permitiu levar a aprendizagem através do lúdico, considerando o contexto de ensino remoto vivido pelas crianças. Os resultados obtidos também possibilitaram destacar a importância das tecnologias na formação inicial do professor, tendo em vista que, segundo Nóvoa (2001), essa formação deve ser compreendida como um ciclo que vai se constituindo através das práticas pedagógicas, precisando ocorrer uma parceria entre teoria e a prática docente. Assim, o conhecimento produzido pela academia e o saber, aprendido na sua vivência, permite ao professor reinventar-se nos mais diversos contextos educacionais. Portanto, analisa-se que, no contexto da experiência docente vivenciada, a tecnologia demonstrou ser um imprescindível recurso pedagógico aliado à formação e atuação do professor como pesquisador crítico e reflexivo da sua prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.