KLINCZAK, Marjori. Homeschooling e a importância do professor. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90911>. Acesso em: 22/11/2024 21:03
O homeschooling ou educação domiciliar é uma modalidade de ensino já permitida em mais de 60 países entre os quais Estados Unidos, Canadá, Chile, Equador, Nova Zelândia, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Áustria, Finlândia, Noruega, Rússia, entre outros, e é uma prática muito diferente do ensino híbrido ou EAD (educação a distância) que foi adotado durante da pandemia do Covid 19. Com isso, tem-se que é uma modalidade de aprendizado que não é para todos, visto que existem uma série de regras que devem ser seguidas, tempo e qualificação dos responsáveis para acompanhamento do estudante, além da necessidade de que o aluno realize avaliações constantes em uma escola credenciada para acompanhamento, que ainda deverá seguir as diretrizes e plano de ensino do MEC. No Brasil seu exercício ainda não é regulamentado, porém já foi aprovado pela Câmara através da PL 1.388/2022 e segue para o Senado, onde poderá ser aprovado ou não. Com base nisso, o trabalho tem como objetivo geral debater a importância do professor nessa prática de ensino, além de trazer um apanhado geral sobre sua atuação em outros países, apresentando suas vantagens e desvantagens.