SILVA, Anatália Martins Da et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89344>. Acesso em: 13/11/2024 04:41
Este artigo apresenta a brincadeira como meio para além das crianças desenvolverem-se integralmente, experimentar e aprender respeitando as diferenças, numa perspectiva de educação para as relações étnicorraciais na Educação Infantil. Dentro do projeto pedagógico “Educar para o Bem Viver: uma cidade educadora desde a Primeira Infância, conhecendo sua história para um novo amanhã”, com crianças do 3º ano (Creche) do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria Brasil da Rocha, situado no Município de Camaragibe, região metropolitana de Recife-PE. Bem Viver é uma construção para todos e deve ser pensado por todos, a partir da relação entre as pessoas, entre o meio, um viver em comunidade e não existe nada melhor para uma criança bem viver do que o brincar, é a partir da brincadeira que crianças pequenas, são impulsionadas para outro nível de desenvolvimento. Brincar é preciso, é por meio dele que as crianças descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Assim as crianças vêm conhecendo brincadeiras, rodas de verso e brinquedos de origem afro-indígena, na interação com outras crianças e também adultos, e assim as crianças se conheceram diferentes, construíram autonomia, cuidado, reciprocidade e respeito.