Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância da arte no contexto da educação infantil. Assim, o tema abordado vem propor conhecimentos significativos aos profissionais da educação para uma ampla compreensão sobre a arte e suas importantes influências no desenvolvimento integral da criança e na formação da infância, pois é através do imaginário e do fazer artístico que a criança demonstra suas emoções e sentimentos. Com o objetivo geral de investigar a contribuição da arte e suas múltiplas linguagens na Fase Creche da Educação Infantil, a pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou como método de investigação estudos bibliográficos de literatura específica visto que é feita através do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio escritos e eletrônicos como livros, artigos científicos, páginas de web, sites. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Fusari e Ferraz (2009), Buoro (1996), Ostetto (2010). Este estudo vem confirmar o que os teóricos pesquisados apresentam, ou seja, que a arte enriquece o mundo da criança, proporcionando-a oportunidades para pensar, se expressar, criar, interagir e aprender. A motivação emergiu da experiência dos graduandos de Pedagogia da Universidade Nilton Lins em Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, ocorrida em uma escola pública que atendia a Educação Infantil na cidade de Manaus. Foi providencial, ao decorrer do ano de 2021, o contato direto e experiencial na docência com crianças bem pequenas, com os desafios e as possibilidades de compreensão para além dessa vivência, compreendendo como desenvolvem suas propostas pedagógicas e reafirmar a necessidade de fazer do ambiente escolar, espaço promotor da criatividade, imaginação e percepção, uma sensibilidade que somente a arte pode manifestar no ser humano desde sua primeira infância.