PARA ALÉM DO ENSINO: PERCEPÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90908 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4739 "inscrito_id" => 17888 "titulo" => "PARA ALÉM DO ENSINO: PERCEPÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância da arte no contexto da educação infantil. Assim, o tema abordado vem propor conhecimentos significativos aos profissionais da educação para uma ampla compreensão sobre a arte e suas importantes influências no desenvolvimento integral da criança e na formação da infância, pois é através do imaginário e do fazer artístico que a criança demonstra suas emoções e sentimentos. Com o objetivo geral de investigar a contribuição da arte e suas múltiplas linguagens na Fase Creche da Educação Infantil, a pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou como método de investigação estudos bibliográficos de literatura específica visto que é feita através do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio escritos e eletrônicos como livros, artigos científicos, páginas de web, sites. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Fusari e Ferraz (2009), Buoro (1996), Ostetto (2010). Este estudo vem confirmar o que os teóricos pesquisados apresentam, ou seja, que a arte enriquece o mundo da criança, proporcionando-a oportunidades para pensar, se expressar, criar, interagir e aprender. A motivação emergiu da experiência dos graduandos de Pedagogia da Universidade Nilton Lins em Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, ocorrida em uma escola pública que atendia a Educação Infantil na cidade de Manaus. Foi providencial, ao decorrer do ano de 2021, o contato direto e experiencial na docência com crianças bem pequenas, com os desafios e as possibilidades de compreensão para além dessa vivência, compreendendo como desenvolvem suas propostas pedagógicas e reafirmar a necessidade de fazer do ambiente escolar, espaço promotor da criatividade, imaginação e percepção, uma sensibilidade que somente a arte pode manifestar no ser humano desde sua primeira infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17888_TB4739_14112022213228.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDINELMA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "edinellma.dsantos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NILTON LINS (UNINILTONLINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90908 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4739 "inscrito_id" => 17888 "titulo" => "PARA ALÉM DO ENSINO: PERCEPÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância da arte no contexto da educação infantil. Assim, o tema abordado vem propor conhecimentos significativos aos profissionais da educação para uma ampla compreensão sobre a arte e suas importantes influências no desenvolvimento integral da criança e na formação da infância, pois é através do imaginário e do fazer artístico que a criança demonstra suas emoções e sentimentos. Com o objetivo geral de investigar a contribuição da arte e suas múltiplas linguagens na Fase Creche da Educação Infantil, a pesquisa tem caráter qualitativo e utilizou como método de investigação estudos bibliográficos de literatura específica visto que é feita através do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio escritos e eletrônicos como livros, artigos científicos, páginas de web, sites. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Fusari e Ferraz (2009), Buoro (1996), Ostetto (2010). Este estudo vem confirmar o que os teóricos pesquisados apresentam, ou seja, que a arte enriquece o mundo da criança, proporcionando-a oportunidades para pensar, se expressar, criar, interagir e aprender. A motivação emergiu da experiência dos graduandos de Pedagogia da Universidade Nilton Lins em Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, ocorrida em uma escola pública que atendia a Educação Infantil na cidade de Manaus. Foi providencial, ao decorrer do ano de 2021, o contato direto e experiencial na docência com crianças bem pequenas, com os desafios e as possibilidades de compreensão para além dessa vivência, compreendendo como desenvolvem suas propostas pedagógicas e reafirmar a necessidade de fazer do ambiente escolar, espaço promotor da criatividade, imaginação e percepção, uma sensibilidade que somente a arte pode manifestar no ser humano desde sua primeira infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17888_TB4739_14112022213228.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDINELMA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "edinellma.dsantos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NILTON LINS (UNINILTONLINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }