A literatura infantil pode possibilitar que as crianças desenvolvam a imaginação, as emoções e os sentimentos por meio de uma viagem prazerosa pelo mundo da fantasia. Pode desenvolver também a criticidade e a criatividade favorecendo o desenvolvimento mais amplo dos estudantes no contexto escolar. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é onde inicia-se o processo de alfabetização da criança e é onde consolida-se e amadurece-se diferentes habilidades infantis e de sua aprendizagem. Nesse contexto, a literatura infantil, nesses anos de escolaridade, é abordada de forma a contribuir com as práticas de ensino. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo averiguar como o ensino de literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental é abordado em publicações científicas recentes. Nesse caminho, organizou-se um percurso metodológico que consiste na realização de uma revisão sistematizada de literatura, a partir do levantamento de artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2021, nas plataformas de base de dados Google Acadêmico e Scielo. Para selecionar os artigos, foram adotados critérios de inclusão e exclusão, que delimitaram o tipo de publicação, o intervalo de tempo, o idioma e a relevância para pesquisa. Após a seleção dos artigos foi realizada uma análise e foram organizados os dados para fundamentar a discussão e reflexão final sobre as abordagens atuais para o ensino da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental.