O racismo estrutural que rege as instituições atinge violentamente estudantes negros e negras. Diante do fracasso escolar que alcança este público, urge a necessidade de refletir, a partir de um olhar que leve em consideração as relações étnico-raciais, quais mecanismos influenciam para que o fenômeno aconteça. Este artigo objetiva discutir sobre as nuances que envolvem o fracasso escolar de discentes negros e negras e propor estratégias que possam ser utilizadas no intuito de diminuir a propagação da desigualdade racial na educação escolar. A pesquisa, de caráter bibliográfico, fundamenta-se nas reflexões de ALMEIDA (2021); GOMES (2005); JESUS (2018); LOUZANO (2013); NASCIMENTO (2019); RODRIGUES (2019), dentre outros. No desenvolvimento do trabalho em questão, buscou-se discutir como o racismo institucional pode influenciar no fracasso escolar de estudantes negros e negras, apresentar as problemáticas que envolvem o silenciamento institucional frente às situações de desigualdade racial presente nas escolas, e sugerir estratégias para o rompimento delas. Alcançou-se enquanto resultados a elucidação acerca do fracasso escolar desses estudantes, da relação do fenômeno com o racismo nas escolas, e de possíveis maneiras de enfretamento dessas situações. Identificou-se a necessidade de aproximação dos agentes da escola com as discussões acerca das relações étnico-raciais como fundamental para contribuir com a mitigação do racismo na educação escolar.