Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RECICLAGEM E O EMPREENDEDORISMO COMO INSTRUMENTOS INTERDISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Educação Ambiental se constitui como uma importante ferramenta de sensibilização e transformação social, tendo em vista que suas ações podem contribuir, preventivamente, na solução de problemas ambientais. Logo, nas escolas é fundamental que a EA extrapole suas barreiras físicas e possibilite que os estudantes possam vivenciar no seu cotidiano práticas benéficas ao meio ambiente. Porquanto, para amenizar suas consequências, dentre as várias medidas possíveis, compreende-se a reciclagem como uma das mais efetivas. Desse modo, o presente trabalho relata uma experiência de inserção de temas ambientais na disciplina eletiva de Projeto de Vida e Empreendedorismo, de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, numa escola pública localizada na cidade de Feira Nova – PE. O processo foi viabilizado pelo Estágio Curricular Supervisionado II, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco. A metodologia aplicada se constituiu de uma formação sequencial sobre a temática ambiental em relação ao consumismo e a geração de resíduos sólidos, outrossim a reciclagem como empreendedorismo sustentável. Portanto, constatou-se que através das atividades teóricas e práticas utilizadas com os alunos foram de fundamental importância para promoção da consciência ambiental, além de desenvolverem uma abordagem consciente sobre a problemática do lixo e do consumismo, bem como no incentivo à confeccionar produtos artesanais a partir de materiais recicláveis, tornando-o um possível instrumento de empreendedorismo. Assim, foram desenvolvidos diversos produtos, como caderninhos com folhas recicladas, brinquedos, bolsa com jeans reutilizado, entre outros que foram expostos no pátio da escola para outras turmas. Em um momento de reflexão sobre o projeto, ao fim da exposição, os alunos relataram estar contemplados com o desempenho e os conhecimentos adquiridos. Com isso, observou-se que o caráter interdisciplinar do projeto estimulou atitudes responsáveis de preservação ao meio ambiente auxiliando na construção de um sujeito ecológico.

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