RESUMO O presente estudo procurou investigar a presença dos Princípios Pedagógicos do esporte educacional no cotidiano dos professores de Educação Física participantes do Projeto Reflexões e Prática da Educação Física, no município de Junqueiro, Alagoas. Sete professores participaram da pesquisa qualitativa, cujas informações foram coletadas através de entrevistas pré-elaboradas, observações de aula e diário de bordo. Com base na aproximação com a técnica da análise textual discursiva, foram identificados indícios que remetem à presença dos princípios pedagógicos: inclusão social, respeito à diversidade, educação integral, autonomia e superação coletiva, sendo o último o menos incidente, comparado aos demais. O estudo aponta à práxis do método de ensino proposto na formação continuada e a sua utilização na prática pedagógica dos educadores participantes. Aponta-se a importância de práticas que trabalhem com esses Princípios Pedagógicos, o que contribuirá na valorização da disciplina de Educação Física no chão de sala de aula. Destacam-se as articulações de cada princípio e suas probabilidades de aproveitamento na prática pedagógica em sala de aula. Conclui-se que o emprego dos Princípios Pedagógicos para o ensino de Educação Física pode servir como uma possível estratégia metodológica, considerando a escassez de produções sobre a temática.