BOGÉA, Arthur Furtado. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88016>. Acesso em: 23/12/2024 15:01
O presente artigo está inserido nas temáticas sobre gênero e sexualidade na educação com um recorte sobre as masculinidades. Tem como objetivo analisar como discursos significados como simples brincadeiras pelos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IEMA da cidade de Bacabeira, são atos de violência contra alunos que apresentam referências de masculinidades que estão fora dos padrões normativos de gênero. Este trabalho se constrói a partir de uma abordagem qualitativa, tendo o seu aporte teórico e conceitual no campo dos estudos pós-estruturalistas e de seus desdobramentos na teoria queer. Os procedimentos metodológicos adotados para o levantamento e análise dos dados foram a revisão bibliográfica, observação participante e entrevistas Semiestruturadas. Após o levantamento das informações foi feita uma análise discursiva do material coletado com base na teorização queer. Os resultados mostram que no espaço escolar pesquisado não foram encontradas manifestações de violência física contra alunos que não se enquadram nos padrões normativos de masculinidades, mas existe uma presença muito grande de violência simbólica manifestada através de piadas, olhares, sarcasmos e de uma série de práticas significadas como brincadeiras. Concluímos que os diversos discursos significados pelos alunos como simples brincadeiras são práticas de violência direcionadas a alunos que apresentam masculinidades fora dos padrões normativos de gênero e são mecanismos usados por essas normas para se naturalizarem como referência hegemônica a ser seguida por todos.