Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA EDUCAÇÃO 4.0 EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO COMO MANEIRA DE ATRAIR ESTUDANTES PARA AS ÁREAS DE TECNOLOGIA E ENGENHARIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90807
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4584
    "inscrito_id" => 17599
    "titulo" => "O IMPACTO DA EDUCAÇÃO 4.0 EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO COMO MANEIRA DE ATRAIR ESTUDANTES PARA AS ÁREAS DE TECNOLOGIA E ENGENHARIA"
    "resumo" => "Com o aumento da escassez de mão de obra qualificada para o polo industrial de Manaus, o Projeto Academia Stem da Universidade do Estado do Amazonas, visa através de aulas em laboratórios móveis, atrair e incentivar alunos do ensino médio a fazerem vestibulares voltados para as áreas de ciência, tecnologia e engenharia. O incentivo foi feito por meio de aulas e capacitações que envolveram processos práticos fundamentados em pilares das indústrias 4.0 como Internet of things (Iot), que foi demonstrada através de sistemas interligados, manufatura aditiva, além de eletrônica básica, com ênfase na montagem de circuitos simples e práticos, onde demonstrou-se que é possível a aplicação da tecnologia em contextos do cotidiano. As capacitações oferecidas nos laboratórios móveis se basearam no modelo de Educação 4.0, ou seja, feito de forma que os alunos estivessem envolvidos diretamente e de forma dinâmica nessas atividades, ressaltando o modelo "learning by doing" da Cultura maker, conceito diretamente ligado aos novos métodos de educação presentes na sociedade tecnológica. Dessa maneira, as atividades do Projeto Academia Stem suscitam o interesse dos estudantes das escolas públicas do Ensino Médio do Estado do Amazonas para as áreas de ciência, engenharia e tecnologia, pois a partir das atividades práticas os estudantes conseguem perceber a importância e necessidade desses ramos para a sociedade tecnológica em que estamos imersos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17599_TB4584_01122022164152.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO ARAÚJO DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "DUDU"
    "autor_email" => "ceadsm.eng20@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90807
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4584
    "inscrito_id" => 17599
    "titulo" => "O IMPACTO DA EDUCAÇÃO 4.0 EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO COMO MANEIRA DE ATRAIR ESTUDANTES PARA AS ÁREAS DE TECNOLOGIA E ENGENHARIA"
    "resumo" => "Com o aumento da escassez de mão de obra qualificada para o polo industrial de Manaus, o Projeto Academia Stem da Universidade do Estado do Amazonas, visa através de aulas em laboratórios móveis, atrair e incentivar alunos do ensino médio a fazerem vestibulares voltados para as áreas de ciência, tecnologia e engenharia. O incentivo foi feito por meio de aulas e capacitações que envolveram processos práticos fundamentados em pilares das indústrias 4.0 como Internet of things (Iot), que foi demonstrada através de sistemas interligados, manufatura aditiva, além de eletrônica básica, com ênfase na montagem de circuitos simples e práticos, onde demonstrou-se que é possível a aplicação da tecnologia em contextos do cotidiano. As capacitações oferecidas nos laboratórios móveis se basearam no modelo de Educação 4.0, ou seja, feito de forma que os alunos estivessem envolvidos diretamente e de forma dinâmica nessas atividades, ressaltando o modelo "learning by doing" da Cultura maker, conceito diretamente ligado aos novos métodos de educação presentes na sociedade tecnológica. Dessa maneira, as atividades do Projeto Academia Stem suscitam o interesse dos estudantes das escolas públicas do Ensino Médio do Estado do Amazonas para as áreas de ciência, engenharia e tecnologia, pois a partir das atividades práticas os estudantes conseguem perceber a importância e necessidade desses ramos para a sociedade tecnológica em que estamos imersos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17599_TB4584_01122022164152.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO ARAÚJO DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "DUDU"
    "autor_email" => "ceadsm.eng20@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com o aumento da escassez de mão de obra qualificada para o polo industrial de Manaus, o Projeto Academia Stem da Universidade do Estado do Amazonas, visa através de aulas em laboratórios móveis, atrair e incentivar alunos do ensino médio a fazerem vestibulares voltados para as áreas de ciência, tecnologia e engenharia. O incentivo foi feito por meio de aulas e capacitações que envolveram processos práticos fundamentados em pilares das indústrias 4.0 como Internet of things (Iot), que foi demonstrada através de sistemas interligados, manufatura aditiva, além de eletrônica básica, com ênfase na montagem de circuitos simples e práticos, onde demonstrou-se que é possível a aplicação da tecnologia em contextos do cotidiano. As capacitações oferecidas nos laboratórios móveis se basearam no modelo de Educação 4.0, ou seja, feito de forma que os alunos estivessem envolvidos diretamente e de forma dinâmica nessas atividades, ressaltando o modelo "learning by doing" da Cultura maker, conceito diretamente ligado aos novos métodos de educação presentes na sociedade tecnológica. Dessa maneira, as atividades do Projeto Academia Stem suscitam o interesse dos estudantes das escolas públicas do Ensino Médio do Estado do Amazonas para as áreas de ciência, engenharia e tecnologia, pois a partir das atividades práticas os estudantes conseguem perceber a importância e necessidade desses ramos para a sociedade tecnológica em que estamos imersos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.