TORRES, Jozelma Nunes Gonçalves et al.. Espaços lúdicos na educação infantil. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90800>. Acesso em: 13/11/2024 06:29
A organização de espaços de aprendizagem na Educação Infantil assume centralidade no cotidiano das crianças nas instituições, pois precisa considerar suas especificidades etárias, suas singularidades e suas necessidades. Os espaços constituem-se em ambientes educativos na medida em que promovem interações e experiências que ampliam suas possibilidades de brincar e aprender (HORN, 2017). Assim, os espaços precisam ser pensados de forma intencional e considerar a brincadeira como linguagem e atividade principal da infância, pois, esta é a constitui-se como forma de interação da criança consigo mesma, com o outro e com a cultura. Sendo assim, estamos desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de analisar os espaços e materiais lúdicos de instituições de Educação Infantil. Assumimos os princípios da abordagem Histórico Cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2009) e proposições do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Definimos quatro instituições públicas do Sertão Central do Rio Grande do Norte, nas quais realizamos registros imagéticos dos espaços físicos e entrevistas semiestruturadas individuais com as gestoras e coordenadoras pedagógicas. Identificamos uma preocupação das profissionais para um planejamento envolvendo o brincar na instituição, seja em espaços estruturados ou improvisados. A presença do parquinho e o rodízio das turmas para uso dos espaços, aparecem nas falas das entrevistadas. Observamos que as instituições carecem de espaços e materiais mais estruturados e variados de brinquedos, no entanto, buscam garantir minimamente às crianças o direito de brincar.