Este trabalho tem como objeto de estudo a análise de uma possível familiaridade de contextos entre a perspectiva da escola pública transbordante e a escola dualista. As bases para a produção desta pesquisa estão concentradas nas concepções apresentadas pelos autores Antônio Nóvoa, que concebe a teoria da escola que transborda e Dermeval Saviani, que apresenta a Escola Dualista. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza básica, desenvolvida através de revisão bibliográfica por estudantes vinculados ao Mestrado em Educação do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso – IFMT em parceria com a Universidade de Cuiabá-UNIC. Os resultados iniciais do trabalho apontam para possíveis correlações de pensamentos entre as duas perspectivas filosóficas no campo da educação, sendo possível inferir que nas instituições escolares públicas que absorvem maiores responsabilidades sociais, além da formação curricular dos estudantes é que também ocorre em maior proporção o dualismo escolar, apresentando índices menores de aproveitamento e sucesso escolar na aprovação ou acesso ao ensino superior e mercado de trabalho para determinadas carreiras.