RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89350 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2617 "inscrito_id" => 13148 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA" "resumo" => "O nível educacional de uma população é o resultado de décadas de investimento em educação. Apesar da relação entre educação e desenvolvimento econômico não ser linear, existem múltiplas evidências que sugerem que a educação é um dos principais pilares da economia. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi relacionar a oferta educacional no ensino fundamental e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do estado da Bahia. Para isto, foi realizado um recorte das 20 cidades baianas com maiores e menores índices de desenvolvimento humano municipal (IDH-M) e avaliada a oferta de vagas dos estabelecimentos de ensino de acordo com a categoria administrativa (público x privado) e resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Observou-se considerável grau de participação do setor privado nas localidades com IDH-M mais acentuados, contrastando com a presença mínima ou ausência deste setor nos municípios menos desenvolvidos. Ao associarmos a qualidade do ensino pautado pelos resultados do ENEM, outra vez a disparidade é acentuada. Novamente é visto que as cidades apontadas pelo IDH-M como mais desenvolvidas são aquelas que detém, segundo o parâmetro utilizado, os melhores estabelecimentos de educação básica. A conclusão deste estudo permite inferir um cenário onde a curva da desigualdade social tende a aumentar na medida em que o setor público, garantidor constitucional deste direito à população, não conseguir implementar ações que promovam progresso substancial na qualidade da educação básica. Como propostas para o alcance deste objetivo podemos destacar o investimento na capacitação dos profissionais (professores, gestores), estrutura física dos estabelecimentos, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13148_TB2617_29112022094044.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL COSTA FONSECA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "MANOEL JUNIOR" "autor_email" => "jlcontabil@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89350 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2617 "inscrito_id" => 13148 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA" "resumo" => "O nível educacional de uma população é o resultado de décadas de investimento em educação. Apesar da relação entre educação e desenvolvimento econômico não ser linear, existem múltiplas evidências que sugerem que a educação é um dos principais pilares da economia. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi relacionar a oferta educacional no ensino fundamental e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do estado da Bahia. Para isto, foi realizado um recorte das 20 cidades baianas com maiores e menores índices de desenvolvimento humano municipal (IDH-M) e avaliada a oferta de vagas dos estabelecimentos de ensino de acordo com a categoria administrativa (público x privado) e resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Observou-se considerável grau de participação do setor privado nas localidades com IDH-M mais acentuados, contrastando com a presença mínima ou ausência deste setor nos municípios menos desenvolvidos. Ao associarmos a qualidade do ensino pautado pelos resultados do ENEM, outra vez a disparidade é acentuada. Novamente é visto que as cidades apontadas pelo IDH-M como mais desenvolvidas são aquelas que detém, segundo o parâmetro utilizado, os melhores estabelecimentos de educação básica. A conclusão deste estudo permite inferir um cenário onde a curva da desigualdade social tende a aumentar na medida em que o setor público, garantidor constitucional deste direito à população, não conseguir implementar ações que promovam progresso substancial na qualidade da educação básica. Como propostas para o alcance deste objetivo podemos destacar o investimento na capacitação dos profissionais (professores, gestores), estrutura física dos estabelecimentos, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13148_TB2617_29112022094044.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL COSTA FONSECA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "MANOEL JUNIOR" "autor_email" => "jlcontabil@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }