Este trabalho promove uma análise acerca do Programa Busca Ativa Escolar (BAE), estratégia desenvolvida pela UNESCO, que visa apoiar os governos (municipais, estaduais e distritais), na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. A partir desse pressuposto, evidenciamos a experiência do município de Cumaru/PE em relação a adoção da estratégia e uso da plataforma tecnológica da BAE, no período de 2021-2022, em escolas da Rede Municipal de Ensino, com turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. Destacamos que o estudo desenvolvido parte de uma abordagem qualitativa, ancorada na Análise Documental como percurso metodológico que subsidiou o processo de seleção, coleta, análise e interpretação dos dados. Apontamos que a adoção da estratégia pelo referido município, possibilitou um maior número de matrículas nas escolas da rede, bem como, uma sensível diminuição nos índices de abandono/evasão, considerando o recorte temporal elencado para o estudo. Contudo, o município apresenta entraves na articulação intersetorial e no concernente ao uso da plataforma tecnológica.