MONITORIA ACADÊMICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90085 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3486 "inscrito_id" => 12327 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino aprendizagem que visa incentivar o aluno a desenvolver seu interesse pela docência. A monitora, é vista como agente no processo de ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição, sua atuação deve ocorrer de maneira participativa em conjunto com o professor orientador. A prática da monitoria pode acontecer em diversos ambientes, tais como a própria sala de aula, biblioteca, laboratório, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho relata a experiência da monitoria na disciplina de "Prática Como Componente Curricular I - Pesquisa em Educação", no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo no Ensino Remoto Emergencial durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, além de buscar compreender sua contribuição na formação docente. Durante este período foram desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, dentre as quais destacam-se a participação e ministração de aulas acompanhadas pelos professores da disciplina, elaboração de questionários e atividades, interação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), diálogos com a turma em grupos de WhatsApp. Os resultados da experiência da monitoria em ambiente virtual durante a pandemia colaboraram para uma nova visão da vivência didático-pedagógica em diferentes espaços de educação, o protagonismo discente do monitor, onde foi possível desenvolver habilidades como a oralidade, trabalho em equipe e o domínio acerca de plataforma digitais. Diante do exposto, observou-se que mesmo durante o Ensino Remoto Emergencial a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12327_TB3486_01122022230255.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.alves@academico." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90085 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3486 "inscrito_id" => 12327 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino aprendizagem que visa incentivar o aluno a desenvolver seu interesse pela docência. A monitora, é vista como agente no processo de ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição, sua atuação deve ocorrer de maneira participativa em conjunto com o professor orientador. A prática da monitoria pode acontecer em diversos ambientes, tais como a própria sala de aula, biblioteca, laboratório, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho relata a experiência da monitoria na disciplina de "Prática Como Componente Curricular I - Pesquisa em Educação", no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo no Ensino Remoto Emergencial durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, além de buscar compreender sua contribuição na formação docente. Durante este período foram desenvolvidas atividades síncronas e assíncronas, dentre as quais destacam-se a participação e ministração de aulas acompanhadas pelos professores da disciplina, elaboração de questionários e atividades, interação via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), diálogos com a turma em grupos de WhatsApp. Os resultados da experiência da monitoria em ambiente virtual durante a pandemia colaboraram para uma nova visão da vivência didático-pedagógica em diferentes espaços de educação, o protagonismo discente do monitor, onde foi possível desenvolver habilidades como a oralidade, trabalho em equipe e o domínio acerca de plataforma digitais. Diante do exposto, observou-se que mesmo durante o Ensino Remoto Emergencial a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12327_TB3486_01122022230255.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.alves@academico." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }